Abertas as candidaturas ao +CO3SO EMPREGO

O NORTE 2020 lançou os primeiros concursos de acesso ao financiamento europeu no contexto do programa +CO3SO Emprego. Estes apoios serão geridos pelos Grupos de Ação Local (GAL) e apoiam a criação ou expansão de empresas, através da contratação de recursos humanos, bem como a criação do próprio emprego por parte de desempregados que pretendam voltar ao mercado de trabalho.

Podem concorrer ao apoio micro, pequenas e médias empresas (PME) e, no concurso relativo ao empreendedorismo social, são elegíveis IPSS, associações e fundações, cooperativas, associações mutualistas, misericórdias e outras entidades da economia social. A localização do investimento deverá corresponder à área de incidência dos GAL. Nos próximos dias, deverão abrir novos concursos a gerir pelos restantes GAL com incidência na Região do Norte (ver localização). Posteriormente, prevê-se um novo mecanismo de financiamento destinado a todo o território, nos concelhos geridos pelas Comunidades Intermunicipais e pela Área Metropolitana do Porto.

O financiamento será atribuído a fundo perdido e cobrirá remunerações e despesas contributivas, além de 40 por cento dos custos associados à criação dos postos de trabalho. A título de exemplo, sempre que sejam criados até três novos postos de trabalho, o apoio por cada trabalhador contratado poderá ser de 1.850 euros por mês, até ao máximo de 36 meses. Cada empregador poderá, de acordo com o regulamento, beneficiar de um máximo de 200 mil Euros do fundo europeu.

 

Consulte as condições de acesso ao financiamento em https://www.norte2020.pt/concursos/concursos-abertos na área Inclusão Social e Emprego.

 

Breve apresentação do +CO3SO

O +CO3SO Emprego visa conferir apoios à criação de emprego e ao empreendedorismo, incluindo empreendedorismo social, sendo operacionalizado com opção pelas seguintes modalidades:

  • +CO3SO Emprego Interior
  • +CO3SO Emprego Urbano
  • +CO3SO Emprego Empreendedorismo Social

Estas modalidades têm a duração máxima de 36 meses após a criação do primeiro posto de trabalho.

 

Tipologias:

+CO3SO Emprego Urbano (territórios urbanos) e +CO3SO Emprego Interior (territórios do interior)

  • Criação do próprio emprego/empresa por desempregados/inativos que pretendam voltar ao mercado de trabalho;
  • Projetos de investimento para a expansão de empresas existentes de base local ou para criação de novas empresas e pequenos negócios, designadamente na área da valorização e exploração de recursos endógenos, do artesanato e da economia verde, incluindo o desenvolvimento de empresas em viveiros de empresas.

+CO3SO Emprego Empreendedorismo Social

  • Projetos de criação de emprego que decorram de um projeto de empreendedorismo social.

 

Despesas elegíveis (apoio a fundo perdido)

  • Comparticipação integral dos custos diretos com os postos de trabalho criados (remuneração base + despesas contributivas da entidade empregadora);
  • Apoio adicional de 40% do total apurado, para custos associados à criação de postos de trabalho.

 

Limites do apoio

  • Valor máximo do apoio por projeto: 200.000,00 €

 

Avisos de candidatura para as sub-regiões do Ave e Cávado

GAL ATAHCA

 

GAL SOL DO AVE