ACB lança selo “Estabelecimento Seguro”

A Associação Comercial de Braga lança o Selo “Estabelecimento Seguro” para os setores do ‘Comércio e Serviços’ e ‘Restauração e Bebidas’ e o “Guia de Boas Práticas para os Estabelecimentos de Restauração e Bebidas”. Com estas iniciativas, enquadradas nas medidas de apoio à retoma da economia e reabertura dos estabelecimentos, a ACB pretende facilitar o dia-a-dia nos estabelecimentos e fazer com que todos se sintam mais confiantes e seguros.

Este guia e selo da ACB foram criados para reconhecer que as lojas aderentes assumem, de forma voluntária, responsável e profissional, o compromisso de cumprirem um conjunto de regras e boas práticas em termos de segurança, higiene, saúde e de distanciamento social.  Queremos que a reabertura dos estabelecimentos continue a ser feita com ações sólidas de prevenção, segurança e saúde para que os setores com atendimento ao público voltem a receber, com confiança e conforto, os seus clientes e amigos.

Com base nas regras e orientações fixadas para o contexto de pandemia que vivemos, este sistema de reconhecimento e distinção criado pela ACB avalia, valoriza e enaltece os compromissos de qualidade de serviço e boas práticas de higiene e segurança assumidos pelas lojas aderentes.

Grupo de trabalho

O Guia e Selo são o fruto do trabalho desenvolvido por uma equipa multidisciplinar constituída por 6 elementos:

– Joana Santos, Doutorada em Bioquímica Nutricional e Docente do IPVC;

– Ana Bouças, Quadro de empresa de consultoria na área do turismo e gastronomia;

– António Loureiro, Sócio-gerente e Chef de um Restaurante distinguido com uma Estrela Michelin;

– Liliana Lopes, Técnica em empresa de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho;

– Manuel Sousa, Vice-Presidente da ACB e Sócio-gerente duma unidade de Turismo de Habitação e de um estabelecimento comercial;

– Rafael Oliveira, Vice-Presidente da ACB e Sócio-gerente de empresa de consultoria no setor do turismo e gastronomia;

Destinatários, acesso e condições de atribuição

  1. O selo será atribuído, em exclusivo, aos estabelecimentos dos associados da ACB que assumam, sobre compromisso de honra, o cumprimento integral de um conjunto de 15 requisitos fundamentais.
  2. O selo é de adesão voluntária, de forma gratuita, e tem a validade de um ano.
  3. O pedido de atribuição do Selo poderá ser efetuado através deste formulário eletrónico ou de forma presencial junto dos Serviços da ACB.
  4. A ACB verificará o cumprimento dos compromissos fundamentais, de forma direta ou indireta, para que se mantenha um elevado grau de confiança nos selos atribuídos, nomeadamente através da realização de auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

Divulgação do selo

  1. Este selo será uma marca visível do exterior dos estabelecimentos e o seu regulamento será público através do site da ACB.
  2. Os estabelecimentos deverão, também, afixar em local visível a “Declaração de Compromisso” subjacente à atribuição do selo.
  3. O selo poderá ser usado quer fisicamente no estabelecimento, quer na presença digital da empresa, cumprindo as normas de identidade visual da marca criada pela ACB.

Reporte de inconformidades

De forma a garantir o envolvimento ativo dos consumidores será disponibilizado e divulgado o contacto de email estabelecimentoseguro@acbraga.pt, para que estes possam reportar à ACB qualquer inconformidade que detetem num estabelecimento distinguido com o selo “Estabelecimento Seguro”.

Esperando uma boa adesão das empresas, tomaremos a iniciativa de atualizar os conteúdos desta publicação, sempre que se justifique, com base na evolução da crise pandémica que estamos a viver.

ADIRA AQUI.

Consulte aqui os compromissos fundamentais a serem cumpridos pelos estabelecimentos de Comércio e Serviços e de Restauração e Bebidas.

Consulte aqui o “Guia de Boas Práticas para os Estabelecimentos de Restauração e Bebidas”, elaborado pela ACB.


Consulte aqui o Guia de Boas Práticas para os Setores do Comércio e Serviços, elaborado pela CCP – Confederação do Comércio e Serviços de Portugal.