Apresentação ACB

220px-Associacao_Comercial_de_Braga

A Associação Comercial de Braga (ACB) foi fundada em 1863, é uma pessoa coletiva de direito privado, sem fins lucrativos e de utilidade pública.

É uma associação empresarial com caráter multissetorial e pluriconcelhia. Agrega e representa os agentes económicos desta região do norte de Portugal continental, predominantemente ligados ao setor terciário da economia regional e com sentido no seu constante desenvolvimento e destino coletivo.

A sua sede social tem a porta aberta na Rua D. Diogo de Sousa, n. 91, na freguesia da Sé, cidade de Braga, entre o Arco da Porta Nova – uma das portas nas muralhas da cidade do séc. XVI-, e o belíssimo Largo do Paço.

Visa garantir o desenvolvimento e atividade de promoção da iniciativa empresarial e associativa na área geográfica constituída pelos concelhos de Amares, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde, Póvoa de Lanhoso e Vieira do Minho.

No ano de 2005, com o sentido de a ACB alargar a sua abrangência, foi aprovado, em assembleia geral, o alargamento do seu âmbito de influência e tornou-se possível acolher associados radicados em qualquer local do país e estrangeiro, desde que exerçam uma atividade de natureza empresarial ou conexa, por esta representada.

.

Missão

Enquanto entidade promotora do desenvolvimento empresarial, de acordo com um sustentado desenvolvimento económico, a nossa missão é reforçar a representatividade das empresas associadas, enriquecer e dinamizar a sua atividade e de toda a sua envolvente empresarial, fomentando a interação entre os diversos setores económicos regionais e nacionais.

.

Atuação

Para concretizar a sua missão a ACB garante a realização dos seguintes objetivos aos seus associados:

  • Representar, defender e promover os interesses de índole económica, social, profissional e cultural;
  • Fomentar um bom entendimento e solidariedade, promovendo serviços de interesse coletivo;
  • Desenvolver planos e ações de formação profissional que contribuam para o aumento da competitividade dos setores de atividade representados;
  • Ser interlocutor válido perante as instituições públicas e privadas,
  • Organizar serviços, propor e implementar iniciativas, quer ao nível da promoção do desenvolvimento empresarial quer em termos da dinamização e reforço do movimento associativo.

A ACB assume, também, o papel de centro prestador de serviços técnicos às empresas e comunidade profissional, em áreas fundamentais como o acesso à informação técnica de apoio à atividade empresarial.

Áreas de intervenção ACB

Figura2

Apresentação institucional: Brochura / Folheto

Redes Sociais