COVID-19: Mensagem do Presidente da ACB

Caros Colegas,

Vivemos em estado de calamidade pública devido a uma doença que se espalha de forma galopante e generalizada.

Porque ninguém estava preparado para enfrentar esta realidade e incerteza, o grande desafio que a todos se coloca é o de salvar vidas e tudo fazer para assegurar o futuro.

Os empresários portugueses têm provado ao longo dos tempos que são capazes de ultrapassar – com coragem, sentido de responsabilidade e muita determinação – períodos críticos como o que estamos a viver em Portugal e no Mundo.

Os empresários sempre estiveram na linha da frente do combate às crises e possuem a força e resiliência necessárias para vencer esta “guerra”, contra uma pandemia que vai gerar fissuras graves no nosso tecido empresarial e base económica.

Naturalmente que estamos muito preocupados com as consequências financeiras do encerramento generalizado e por tempo indeterminado da maioria dos estabelecimentos industriais, comerciais e prestação de serviços. Esta realidade de forte pressão financeira tem efeitos diretos na atividade das empresas, cujos planos de trabalho e de negócio para 2020 estão claramente comprometidos.

Neste contexto, exigem-se apoios nacionais e comunitários compatíveis com a gravidade da situação que vivemos para, no essencial, reforçar os meios de combate à pandemia, manter empresas e garantir os mesmos níveis de trabalho e emprego.

Importa que os nossos governantes estejam cientes de que a retoma rápida da atividade económica dependerá, em larga escala, da intensidade e eficácia das medidas de apoio financeiro às empresas e à manutenção dos rendimentos dos cidadãos e famílias.

A união e o comportamento responsável de todas as organizações e cidadãos são cruciais para o sucesso da nossa intervenção contra a ameaça que nos atormenta.

Ao concertar medidas com a Câmara Municipal de Braga e outras entidades ligadas à proteção civil, a ACB tem dado o seu contributo para lidar o melhor possível com esta inesperada crise de saúde pública.

A estrutura profissional da ACB continuará a assegurar serviços de apoio informativo e técnico à comunidade empresarial, seguindo as normas e recomendações do Governo e das autoridades de saúde.

Nos próximos meses, a todos se exige uma redobrada capacidade e espírito de solidariedade, adaptação e sacrifício, tendo como foco principal a preservação de vidas humanas e o futuro da nossa economia.

Contem connosco! Contem com os Colegas Empresários!

Juntos, tudo faremos para minimizar as consequências financeiras e económicas provocadas pela pandemia COVID-19.

Braga, 19 de março de 2020

O Presidente da Direção

Domingos Macedo Barbosa