Ferramenta OiRA COVID-19

Atendendo à atual situação de pandemia de COVID-19, e em particular, às suas implicações ao nível das organizações, torna-se fundamental apoiar na implementação de um conjunto de medidas e de procedimentos, com vista a garantir a segurança e saúde de todos profissionais que as integram.

Neste seguimento, a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) elaborou a ferramenta OiRA COVID-19, a qual inclui medidas associadas a vários problemas que decorrem do actual contexto de combate à COVID-19, para além de um conjunto de orientações e de recomendações das entidades competentes nacionais e europeias, particularizando a utilização desta plataforma pelas micro e pequenas empresas, bem como por todos os profissionais que as pretendam utilizar.

Aceda, de forma livre e gratuita, a esta nova ferramenta OIRA aqui.

O que é OiRA?

A ferramenta interativa de avaliação de riscos (OiRA) é uma aplicação Web que permite realizar avaliações de riscos para a segurança e a saúde no seu local de trabalho.

A quem se destina OiRA?

OiRA pode ser utilizada por quem pretenda avaliar os riscos para a segurança e a saúde no seu local de trabalho.

No entanto, a ferramenta foi concebida para ser utilizada principalmente por micro e pequenas empresas: para as apoiar na avaliação de riscos nos seus locais de trabalho e para documentar a avaliação.

A ferramenta inclui um plano de ação adaptada às necessidades específicas da empresa.

O que devo fazer?

O processo de avaliação compreende quatro etapas principais:

  • Preparação: Esta etapa dá uma visão geral da avaliação que vai realizar e enquadra a avaliação nas características específicas da sua empresa.
  • Identificação: OiRA apresentará uma sequência de perigos e problemas relacionados com a segurança e saúde no seu local de trabalho. Ao responder “sim” ou ”não” às afirmações e perguntas, indica se esses perigos ou problemas estão presentes. Pode também decidir passar à frente uma pergunta, respondendo posteriormente.
  • Avaliação: Nesta etapa, determina-se o nível de risco correspondente a cada uma das situações que identificou com necessidade de intervenção no seu local de trabalho, na etapa de «identificação».
  • Plano de Ação: Na quarta etapa do processo de avaliação, pode definir as medidas a adotar para limitar os riscos avaliados, bem como os recursos necessários. A ferramenta pode elaborar automaticamente um relatório da avaliação de riscos.

Quanto tempo demora o processo?

É impossível indicar o tempo que é normalmente necessário para concluir uma avaliação, porque as ferramentas variam consoante os setores de atividade e os países.

Contudo, pode dedicar o seu tempo conforme as suas disponibilidades, podendo fazer interrupções e continuar a avaliação quando for mais conveniente.

Por que devo registar-me?

A primeira coisa que deve fazer, quando começar a sua primeira avaliação de riscos, será criar uma conta OiRA: um processo simples e rápido.

O registo permite ligar-se a qualquer momento para prosseguir uma avaliação já iniciada ou para realizar uma nova avaliação.

Assegure-se sempre de que dispõe de uma versão impressa, atualizada.

Preciso de me preparar?

Não é necessário qualquer tipo de preparação para utilizar a ferramenta. No entanto, pense em quem vai realizar a avaliação de riscos, de que forma os trabalhadores vão ser envolvidos na avaliação, etc..