Linha de crédito COVID-19 já está disponível

Com o objetivo de apoiar as empresas cuja atividade está a ser afetada pelos efeitos económicos do surto de COVID-19, esta nova linha de crédito incluída no Programa Capitalizar 2018, disponível a partir de 12 de março 2020 e com um prazo de vigência até 31 de maio de 2020, tem uma dotação global de 200 milhões de euros para o financiamento de necessidades de fundo de maneio (160 M€) e de tesouraria (40 M€).

Com um plafond máximo de 1,5 milhões de euros por empesa, as operações de crédito a celebrar no âmbito desta Linha traduzem-se em empréstimos bancários, no caso das operações destinadas a financiar necessidades de fundo maneio, e em soluções de crédito em regime de revolving, no caso de operações destinadas exclusivamente ao financiamento de necessidades de tesouraria.

As operações de financiamento beneficiam de garantia autónoma prestada pelas SGM destinada a garantir até 80% do capital em dívida em cada momento.

São beneficiárias as empresas localizadas em território nacional que apresentem uma declaração demonstrativa (minuta disponível aqui) de que as vendas da empresa decresceram em pelo menos 20% nos últimos 60 dias anteriores à apresentação do pedido de financiamento, face ao período homólogo do ano anterior.

As candidaturas são apresentadas junto das instituições de crédito protocoladas. A afetação de verbas em cada uma das linhas específicas será efetuada numa lógica de “first come first serve”.

Para mais informação consultar o Documento de Divulgação da Linha.​​​​​​​​