Eventos

Cursos de Aprendizagem ACB

A Associação Comercial de Braga abriu as inscrições para os cursos de Aprendizagem de Técnico(a) de Mecatrónica/Automóvel, Cozinha/Pastelaria e Restaurante/Bar. Estes cursos destinam-se a jovens até aos 24 anos de idade que queiram concluir o 12º ano de escolaridade enquanto aprendem uma profissão. Quem se pode candidatar? Jovens até aos 24 anos de idade que queiram concluir o 12º ano de escolaridade. Quais são as regalias? Os formandos recebem uma bolsa de profissionalização mensal no valor de 42,89€, acrescida de um subsídio de alimentação de 4,77€ (dia). Quando aplicável, é também atribuído o subsídio de transporte. Quanto tempo dura o curso? Estes cursos têm a duração de 2,5 anos, sendo que 40% da formação decorre em contexto de trabalho numa empresa. Deste modo, junta-se a teoria à prática, num processo integrado de aprendizagem de uma profissão com futuro. Onde te podes inscrever? As inscrições são feitas presencialmente na ACB, por telefone para o nº 253 201 753 ou enviando um e-mail para formacao@acbraga.pt.

Desafios, Tendências e Gestão do Risco de Cibersegurança

A Associação Comercial de Braga e a CCM Advogados organizam, no dia 9 de julho, pelas 17h00, o webinar \"Desafios, Tendências e Gestão do Risco de Cibersegurança\". Uma sessão onde vão ser abordados diversos tópicos pertinentes para a segurança digital dos negócios, tais como: a Lei do Cibercrime e a resiliência nacional e a gestão do risco no Ciberespaço. Programa: ABERTURA: Domingos Macedo Barbosa (Presidente da Associação Comercial de Braga (ACB)
  • Clementino Cunha (Sócio Administrador da CCMadvogados)
Lei do Cibercrime - a sua estrutura penal material, processual e de cooperação internacional
  • Paulo Viegas Nunes (Coronel do Exército Português e Presidente da CIIWA)
Resiliência Nacional no Ciberespaço
  • Fernando Amorim (Gestor e Membro da CIIWA) e Bruno Marques (Consultor e Membro da CIIWA)
Gestão do Risco no Ciberespaço - uma visão colaborativa
  • Rogério Bravo (Inspector-Chefe da Polícia Judiciária UNC3T)
Panorama Cibersegurança e Cibercrime MODERAÇÃO: Rui Marques (Diretor-Geral da ACB) e Joaquim Antunes Rodrigues (Advogado Associado da CCM Advogados) A sessão irá decorrer na plataforma zoom. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição, sendo enviado o link de acesso à sessão no dia anterior à mesma.    

Comédia-Palestra Online \"Feijão com arroz no teletrabalho\"

A Associação Comercial de Braga e o ator Raul de Orofino organizam, no dia 22 de junho, pelas 21h30, a comédia palestra-online \"Feijão com arroz no teletrabalho\". No ano em que completa 30 anos do seu projeto Teatro ao Domicílio, Raul de Orofino estreia, a partir de sua casa em Lisboa, um novo formato teatral, o Teatro-Palestra Online direcionado às empresas. O objetivo é motivar os colaboradores para as novas mudanças, ajudando-os assim a adaptarem-se a esta nova fase da nossa vida coletiva. Na base está a história de um executivo que está em teletrabalho e que se sente cada vez mais pressionado e em stress por ter de lidar com a nova realidade da casa, desde as “ordens” da mulher para ajudar nas tarefas domésticas, até à necessidade de lidar com as gritarias dos miúdos e ter de ser seu professor e explicador em vários momentos do dia-a-dia. Tudo isto conciliado com a obrigação de manter o trabalho em equipa da empresa. Nota biográfica do orador: Raul Orofino é ator, autor, escritor, palestrante e professor de Inteligência Emocional, tendo mais de 5.000 apresentações no seu currículo. Em 1990, criou no Brasil o projeto inovador “Teatro ao Domicílio” e, em 1993, foi também precursor do projeto “Teatro em Aviões”, o que mereceu uma menção na revista norte-americana Time Magazine pelo facto de ser o primeiro homem no planeta a fazer teatro a bordo de um voo comercial. Em 1999, começa a apresentar-se na Europa, primeiro em Portugal e mais tarde em Espanha e Itália, onde apresenta os seus espetáculos nas respetivas línguas nativas. Depois veio África, designadamente Angola e Cabo Verde, repartindo hoje o seu tempo por apresentações nestes vários mercados. Durante três anos, Raul ministrou aulas de Inteligência Emocional numa pós-graduação em Gestão Hoteleira no Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA), atual Universidade Europeia. Mais tarde, transformou-as num formato Workshop que aplica hoje em dia em Programas de Vendas, de Liderança e de Atenção ao Cliente. Em 2010, é publicado em Portugal o seu primeiro livro: “Mário, o Teu Humor Está no Armário”. Entre 2014 e 2016, também colaborou no Brasil com a Escola de Negócios Fundação Dom Cabral, onde apresentou os seus espetáculos-palestras em vários estados brasileiros. Em 2019, participou de um inovador projeto em parceria com o jornal Dinheiro Vivo, com o designado Xarope Emocional, uma web-série de 21 episódios de 2 minutos cada, que retratam com humor os comportamentos de personagens com desequilíbrios emocionais nas empresas. Os episódios foram publicados semanalmente no site www.dinheirovivo.pt. Saiba mais sobre o ator em: www.rauldeorofino.com. Participação gratuita, mas sujeita a inscrição.

Liderar num mundo pós-covid

A Associação Comercial de Braga organiza, no dia 17 de junho, pelas 15h00, o webinar \"Liderar num mundo pós-covid\" com o orador e formador internacional Filipe Carrera. Estamos a assistir a uma mudança rápida e sem precedentes na forma de liderar, trabalhar, relacionar e partilhar conhecimento. Assim, neste webinar vamos abordar algumas soluções simples e pragmáticas para lidar com estes desafios, baseando-se nas necessidades dos participantes, através de uma apresentação curta e um período de perguntas e respostas alargado. Nota biográfica do orador: Filipe Carrera é orador e formador internacional com vasta experiência no mundo empresarial e académico, que lhe possibilita criar uma experiência de aprendizagem única e bem-humorada. Os seus principais tópicos são: Networking, Marketing Digital, Social Learning, Comunicação, Trabalho Colaborativo e Liderar no Século XXI. É professor em várias universidades de referência, nomeadamente Portugal, Espanha, Roménia e Equador. Formador e orador em mais de 50 países em 4 continentes, em 3 idiomas (Português, Inglês e Espanhol). É, também, autor de diversos livros sobre o mundo digital disponíveis em 7 idiomas em mais de 80 países. Saiba mais sobre o orador e os seus projetos em: www.FilipeCarrera.com. Participação gratuita, mas sujeita a inscrição.

Webinar 5: “Portugal – oportunidades e desafios Pós Pandemia”

A Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Associação Comercial de Braga e o Visit Braga, organiza o webinar 5 do 3º Fórum de Turismo Visit Braga com o tema “Portugal – oportunidades e desafios Pós Pandemia”, no próximo dia 5 de junho, pelas 15h00. O Fórum de Turismo Visit Braga realiza-se, este ano, online, com um ciclo de webinars que irá decorrer todas as sextas-feiras do mês de maio e na primeira sexta-feira do mês de junho, entre as 15h00 e as 17h00, e onde se debate sobre os desafios que o Turismo enfrenta no período Pós-Pandemia.

PROGRAMA:

– Manuel Caldeira Cabral (Economista e Docente universitário) – Altino Bessa ( Vereador do Turismo da CMB) – Rui Marques (Diretor Geral da ACB) MODERADORA: Elsa Moura (Diretora da Rádio Universitária do Minho)   Participação gratuita, sujeita a inscrição em: https://forumturismobraga2020-5.eventbrite.pt

O Poder da Curiosidade

A Associação Comercial de Braga organiza, no dia 4 de junho, pelas 21h30, o webinar \"O Poder da Curiosidade\" com o provocador e inquietador de mentes inquietas João Alberto Catalão. Uma sessão carregada de energia positiva, e que vai trazer aos empresários as dicas e motivação necessária para enfrentarem e liderarem a pandemia Covid-19. João Alberto Catalão é conhecido pela criatividade das suas sessões e por serem assumidamente “fora da caixa”. Nota biográfica do orador: João Alberto Catalão é detentor de uma diversificada carreira profissional multinacional. É speaker internacional, empresário, coach e mentor de executivos, docente, palestrante e conferencista em motivação, criatividade, negociação multicultural e vendas. Do seu vasto currículo, destaque-se a publicação de vários livros, tais como “Ferramentas de Coaching” e a co-autoria e co-dinamização da rúbrica da SIC Mulher “Mais Mulher”. É Vice-Presidente da APMENTOR (Associação Portuguesa de Mentoring), Vice Presidente da EMCC Portugal e Vice Presidente da Associação Age Friendly Portugal. e, ainda, o Co-fundador do Grupo BusinessUp e diretor da Revista DO it!. Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Os desafios do associativismo e da cooperação empresarial

No âmbito das comemorações do seu 157º aniversário, a Associação Comercial de Braga organiza, no dia 27 de maio, às 21h30, o Webinar Especial 157 anos ACB: “Os desafios do associativismo e da cooperação empresarial”com Nuno Mangas, Presidente do IAPMEI e Ricardo Rio, Presidente da CIM CÁVADO. A sessão será transmitida em live streaming através do facebook da Associação Comercial de Braga.

Webinar 4: “Turismo na Eurorregião Galiza – Norte de Portugal – Que Desafios?”

A Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Associação Comercial de Braga e o Visit Braga, organiza o webinar 4 do 3º Fórum de Turismo Visit Braga com o tema “Turismo na Eurorregião Galiza – Norte de Portugal – Que Desafios?”, no próximo dia 29 de maio, pelas 15h00. O Fórum de Turismo Visit Braga realiza-se, este ano, online, com um ciclo de webinars que irá decorrer todas as sextas-feiras do mês de maio e na primeira sexta-feira do mês de junho, entre as 15h00 e as 17h00, e onde se debate sobre os desafios que o Turismo enfrenta no período Pós-Pandemia.

PROGRAMA:

– Ricardo Rio (Presidente da Câmara Municipal de Braga) – Luís Pedro Martins (Presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal) – Xosé Sánchez (Alcalde del Ayuntamiento de Santiago de Compostela) – Nava Castro (Diretora do Turismo da Galiza) MODERADOR: Damião Pereira (Diretor do Diário do Minho)

Participação gratuita, sujeita a inscrição em: https://forumturismobraga2020-4.eventbrite.pt

 

Como vender a sua marca e aumentar o seu negócio?

A Associação Comercial de Braga organiza, no dia 28 de maio, pelas 21h30, o webinar \"Como vender a sua marca e aumentar o seu negócio?\" com o CEO e fundador da Recomendo, Alexandre Damiani. Uma sessão em que vão ser abordados alguns pontos essenciais a ser trabalhados pelas marcas, e indicados os 5 passos para vender a imagem da sua marca e fazer negócios.

PROGRAMA:

- Criar uma imagem de marca que vende

- Definir posicionamento

- Transmitir confiança e ser transparente

- Como deixar a sua empresa na mente dos seus clientes

Nota biográfica do orador:

Alexandre Damiani é CEO e Fundador na Recomendo Business Network. É palestrante internacional e desempenha a função de professor universitário na Flórida Christian University. É também Sócio-Fundador da USA On Business – Consultoria e Incubadora nos Estados Unidos e autor do livro “Verdade Financeira, os juros da vida a seu favor”. É licenciado em Administração de Empresas, e tem duas pós-graduações em Gestão de Recursos Humanos e Planeamento Estratégico Empresarial. Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Linkedin para empresas

A Associação Comercial de Braga organiza, no dia 21 de maio, pelas 15h00, o webinar \"Linkedin para empresas\"com o formador e especialista em Linkedin Pedro Caramez. A maior rede profissional do mundo comemora 17 anos de vida e, por isso, o especialista em Linkedin Pedro Caramez vem responder à questão \"Vale a pena ter uma página de empresa no linkedin?\". Um webinar onde vamos falar sobre as funcionalidades desta rede social, e desvendar alguns dos seus segredos.

PROGRAMA:

- Página de empresa no linkedin - Funcionalidades do linkedin - Segredos do Linkedin para empresas

Nota biográfica do orador:

Pedro Caramez é consultor de Marketing Digital e formador nas áreas de networking online e offline há vários anos. É autor dos livros “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online” e “Como Ter Sucesso no Linkedin”. Desempenha funções de professor do ensino profissional e universitário, sendo professor convidado em diversas Pós-Graduações sobre Marketing Digital e Redes Sociais, nomeadamente no IPAM, ISVOUGA e Universidade Lusófona. Tem também trabalhado com várias empresas nacionais em vários domínios: Apoio e capacitação no recrutamento de talento (social recruiting); Vendas (social Selling), estratégias de comunicação através do Linkedin e Programas de Employee Advocacy. Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Webinar 3: “Turismo Gastronómico – Que Desafios?”

A Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Associação Comercial de Braga e o Visit Braga, organiza o webinar 3 do 3º Fórum de Turismo Visit Braga com o tema “Turismo Gastronómico – Que Desafios?”, no próximo dia 22 de maio, pelas 15h00. O Fórum de Turismo Visit Braga realiza-se, este ano, online, com um ciclo de webinars que irá decorrer todas as sextas-feiras do mês de maio e na primeira sexta-feira do mês de junho, entre as 15h00 e as 17h00, e onde se debate sobre os desafios que o Turismo enfrenta no período Pós-Pandemia.  

PROGRAMA:

Webinar 3: “O Turismo e o Conhecimento – Que Desafios?”

22 de maio, entre as 15h00 e as 17h00 – Chef António Loureiro (Chef do Restaurante A Cozinha) – Chef Renato Cunha (Chef do Restaurante Ferrugem) - Chef José Vinagre (Chef do Restaurante Chef Vinagre Restaurante) – Manuel Pinheiro (Presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes) MODERADOR: Paulo Amado (Diretor Edições do Gosto)

Participação gratuita, sujeita a inscrição em: https://forumturismobraga2020-3.eventbrite.pt

 

Webinar 2: “O Turismo e o Conhecimento – Que Desafios?” - Fórum de Turismo de Braga 2020

A Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Associação Comercial de Braga e o Visit Braga, organiza o webinar 2 do 3º Fórum de Turismo Visit Braga com o tema \"O Turismo e o Conhecimento – Que Desafios?\", no próximo dia 15 de maio, pelas 15h00. O Fórum de Turismo Visit Braga realiza-se, este ano, online, com um ciclo de webinars que irá decorrer todas as sextas-feiras do mês de maio e na primeira sexta-feira do mês de junho, entre as 15h00 e as 17h00, e onde se debate sobre os desafios que o Turismo enfrenta no período Pós-Pandemia.  

PROGRAMA:

Webinar 2: “O Turismo e o Conhecimento – Que Desafios?”

15 de maio, entre as 15h00 e as 17h00

– Paulo Cruz (Pró-Reitor da Universidade do Minho)

– Carla Cardoso (Professora da Universidade Católica de Braga)

– Manuel Proença (Presidente do Grupo Hoti Hotéis)

– Varico Pereira (Administrador dos Hotéis Bom Jesus)

MODERADOR: Paulo Monteiro (Diretor do Correio do Minho)

Participação gratuita, sujeita a inscrição em: https://forumturismobraga2020-2.eventbrite.pt

Como recuperar o meu negócio depois do Covid-19?

A Associação Comercial de Braga organiza, no dia 14 de maio, pelas 15h30, o webinar \"Como recuperar o meu negócio depois do Covid-19?\" com a Responsável de Comunicação do Qero, Luísa Santos. Uma sessão em que vamos mostrar como um programa de fidelização pode ajudar o seu negócio a recuperar do Covid-19. Para além disso, vamos apresentar potenciais estratégias de Comunicação e Fidelização para começar a aplicar na sua empresa.

PROGRAMA:

1 - Fidelização: Importância em tempos de pandemia; 2 - Estratégias de comunicação e fidelização para recuperar as vendas do meu negócio; 3 - Módulo de encomendas: como gerir os pedidos dos meus clientes de forma eficiente em pleno Covid-19. Nota biográfica do orador: Atualmente como responsável pela Comunicação do produto Qero na E-goi, é formada em Gestão pela Universidade do Minho. Frequenta o 1º ano do Mestrado de Marketing Digital no ISCAP. Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Dar ao pedal

A Associação Comercial de Braga organiza, no dia 12 de maio, pelas 21h00, o webinar \"Dar ao Pedal\" com o motivational speaker Jorge Sequeira. Uma sessão que se vai focar essencialmente nas causas e nas condutas manifestadas pelas pessoas mais proativas, que acreditam em si próprias e que arriscam na construção de projetos inovadores que irão alicerçar as suas carreiras. O orador vai explorar alguns aspetos de base comportamental como o empreendedorismo e a proatividade, e identificar as principais soft skills que são propulsoras da ação orientada.

Nota biográfica do orador:

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto. Estagiou no Hospital psiquiátrico de Bromham, em Inglaterra. Também exerceu funções em vários Programas Europeus, entre os quais o NOW – New Opportunities for Women. Atua fundamentalmente nas áreas: Mudança Organizacional; Superação pessoal; Negociação; Liderança; Resiliência; Motivação; Condução de Equipas; Empreendedorismo; Criatividade e inovação. Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Webinar \"Os Desafios Pós-Pandemia no Turismo\" - Fórum de Turismo de Braga 2020

A Câmara Municipal de Braga, em parceria com a Associação Comercial de Braga e o Visit Braga, organiza o 3º Fórum de Turismo Visit Braga com o tema \"Os Desafios Pós-Pandemia no Turismo\", que este ano se realiza online. Um ciclo de webinars que se realiza todas as sextas-feiras do mês de maio e na primeira sexta-feira do mês de junho, entre as 15h00 e as 17h00, e onde se debate sobre os desafios que o Turismo enfrenta no período Pós-Pandemia. PROGRAMA: Webinar 1: \"Os Desafios Pós-Pandemia no Turismo\" 8 de maio, entre as 15h00 e as 17h00
- Rita Marques (Secretária de Estado do Turismo)
- Francisco Calheiros (Presidente da Confederação do Turismo de Portugal)
MODERADOR: Pedro Chenrim (Diretor da Ambitur)
Participação gratuita, sujeita a inscrição em: https://forumturismobraga2020.eventbrite.pt

Os Desafios Pós- Pandemia - A visão dos empresários

A Associação Comercial de Braga organiza, no dia 7 de maio, pelas 15h00, o webinar \"Os Desafios Pós- Pandemia - A visão dos empresários\" com a presença de cinco reputados gestores de empresas de referência da economia portuguesa. A partilha de experiências e a reflexão sobre os desafios das empresas no contexto da crise provocada pela pandemia Covid-19 é o mote para este webinar que, entre outras temáticas, abordará o impacto da crise e a resposta das empresas, as oportunidades e desafios no período pós-pandemia e o papel do Estado e da União Europeia.

Oradores:

  • António Carlos Rodrigues
CEO do Grupo Casais
  • Graça Coelho
CEO da Cachapuz
  • Ricardo Costa
CEO Grupo Bernardo da Costa
  • Varico Pereira
Administrador dos Hóteis Bom Jesus

Moderador:

  • Pedro Fraga
CEO da F3M e Presidente da Assembleia Geral da ACB  

Notas biográficas dos oradores:

António Carlos Rodrigues é CEO do Grupo Casais. É Mestre em Engenharia Civil pela Universidade do Minho, onde frequentou também o Curso de Especialização MBA Construção. Em 2017 terminou o Owner/President Management Program na Harvard Business School. Atualmente, é também Membro do Conselho Estratégico do Instituto para a Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade; Embaixador Empresarial da cidade de Braga; Vogal do Conselho de Administração do CVR - Centro Valorização de Resíduos; Delegado Distrital da Ordem dos Engenheiros da Região Norte; e Board Member da AICCOPN. ​ Graça Coelho é Gerente e Diretora Geral da Cachapuz Bilanciai Group, líder nacional no fabrico e implementação de soluções de pesagem. É licenciada em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho, fez uma especialização em Gestão Financeira Internacional na Faculdade de Economia do Porto e participou no programa Advance de Gestão da Porto Business School. Em 2016 recebeu o prémio CEO do Ano no Business Excellence Forum & Awards. É também membro do Strategic Board da Bilanciai Internacional, Embaixadora Empresarial de Braga, membro externo do Conselho Geral da Universidade do Minho e membro do Conselho Consultivo das Licenciaturas em Economia e Gestão, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Ricardo Costa é CEO do Grupo Bernardo da Costa. É licenciado em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade Lusíada de V. N. Famalicão e titular de um MBA Internacional realizado na Católica Porto Business School, em 2011 e 2012. É também administrador de diversas Empresas do Grupo Bernardo da Costa - IBD Global Portugal, IBD Global España, A-Touch Winwel, AVPro, Academia Bernardo da Costa, Global America e SGC Cameroon. E é atual Presidente da Assembleia Geral da APSEI - Associação Portuguesa de Segurança (onde foi Presidente da Direção entre 2016 e 2018) e do Conselho Fiscal da Habitat for Humanity Portugal.

Varico da Costa Pereira é licenciado e Mestre em Turismo pela UTAD é ainda Diplomado em Estudos Avançados (Geografia e Planeamento) pela Universidade de Santiago de Compostela. É Administrador na Sociedade de Hotéis do Bom Jesus, docente na Universidade Católica Portuguesa e no Instituto Universitário da Maia. Vice-Presidente da Associação Comercial de Braga e Mesário da Confraria do Bom Jesus, onde coordenou a candidatura a Património Mundial da UNESCO. Participou em diversas conferências, congressos e seminários e tem publicado alguns artigos e livros, onde se destacam: PEREIRA, Varico da Costa (2008), “Turismo Cultural e Religioso em Braga e Santiago de Compostela: Proposta de criação de um produto conjunto”, publicado pela Xunta de Turismo da Galicia e Guia do Bom Jesus do Monte, publicado em 2018, pela Confraria do Bom Jesus.

Pedro Fraga é accionista e Presidente do Conselho de Administração da F3M – Information Systems, SA. Faz parte do Conselho de Gerência da F3M Moçambique – Informations Systems, Lda, e da F3M Angola – Informations Systems, Lda. É Gerente da Megalentejo, Lda e accionista e Managing Partner da Braincapital, da Braininvest e da Braintrust. Pedro Fraga é accionista e Presidente do Comité de Investimento do SBS Startup Braga Fund e administrador das empresas: MUB Cargo e Chemitek. Na Universidade do Minho é membro do Board of Advisors da UMinho Exec, membro do Conselho Alumni e do Conselho Consultivo das licenciaturas em Economia e Gestão. Embaixador Empresarial de Braga é, também, Presidente da Assembleia Geral da Associação Comercial de Braga e Presidente do Conselho Geral do IPCA (Instituto Politecnico do Cávado e Ave).

  Um webinar de empresários para empresários. Participação gratuita, sujeita a inscrição.  

5 Dicas Práticas para as Empresas usarem com eficácia as Redes Sociais na retoma

A Associação Comercial de Braga e a consultora de negócios Ana Mendes organizam, no dia 30 de abril, pelas 14h30, o webinar \"5 Dicas Práticas para as Empresas usarem com eficácia as Redes Sociais na retoma\".  Nesta sessão, serão dadas dicas práticas, no que diz respeito ao Marketing Digital, para as empresas aplicarem na retoma da sua atividade. A ACB está a levar a cabo um conjunto de Webinar Sessions nas mais variadas áreas de interesse para as empresas que representa, com enfoque nos desafios dos negócios no digital e nas medidas legais relativas à Pandemia Covid-19.   Ana Mendes é uma das formadoras pioneiras em Portugal na formação em Facebook e Instagram Marketing direcionado às empresas e profissionais independentes. Licenciada em Marketing e em Direito com pós-graduação em Marketing Relacional e Marketing Digital, realizou formação presencial nos EUA durante 4 anos em Gestão de Redes Sociais para Empresas. Realiza formação à medida nas Empresas em Gestão de Redes Sociais para Empresas bem como projetos de consultoria de aconselhamento estratégico nesta área. É docente da cadeira de Redes Sociais na Pós-graduação em Digital Business na Porto Business School. Autora do livro “Gestão de Redes Sociais Facebook e Instagram, casos práticos de empresas e empreendedores portugueses” publicado pela editora Marcador.   Participação gratuita, sujeita a inscrição*. * Será dado acesso à formadora aos dados  recolhidos para terem acesso a informações sobre futuros eventos online e/ou presenciais.

Como sobreviver e prosperar em época de crise

A Associação Comercial de Braga e a CEO & Executive Coach da Inttos Margarida Dias organizam, no dia 22 de abril, pelas 15h00, o webinar \"Como sobreviver e prosperar em época de crise\".  Nesta sessão, vão ser abordadas algumas estratégias para comunicar com a sua equipa em tempos de crise e as alternativas que foram usadas por empresas que sobreviveram e prosperaram noutras crises. A ACB está a levar a cabo um conjunto de Webinar Sessions nas mais variadas áreas de interesse para as empresas que representa, com enfoque nos desafios dos negócios no digital e nas medidas legais relativas à Pandemia Covid-19. Margarida Dias é CEO & Executive Coach da Inttos. Fez o mestrado na Universidade do Minho e formação em Coach no ICC -International Coaching Community, e especializou-se em Business and Team Coaching, Mentoring, Management Consulting, Communications & Public speaking skills empowerment, Time Management, Negotiation, Conflict Management training  & Organizational Culture. Programa: - Como comunicar com a sua equipa em tempos de crise; - Que saídas ou alternativas usaram as empresas que sobreviveram e prosperaram noutras crises - Qual a mentalidade ideal (na crise ou não) e como a incutir na sua equipa.   Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Competências emocionais para lidar com a crise

A Associação Comercial de Braga e a coach Danúbia Crispim organizam, no dia 15 de abril, pelas 16h00, o webinar \"Competências emocionais para lidar com a crise\".  Nesta sessão, vão ser abordadas algumas soft skills essenciais para os empresários lidarem com a sua vida pessoal e profissional, perante a situação vivida no País. A ACB está a levar a cabo um conjunto de Webinar Sessions nas mais variadas áreas de interesse para as empresas que representa, com enfoque nos desafios dos negócios no digital e nas medidas legais relativas à Pandemia Covid-19. Danúbia Crispim é psicóloga e especialista em neuropsicologia, e conta com mais de 15 anos de experiência. Formada nas áreas de Psicologia Positiva, Disciplina Positiva, Life e Executive Coaching. É, ainda, especialista em atendimento em pequenas e médias empresas com formações nas áreas gerenciais e soft skills com mais de 100 cursos realizados e 20 mil horas em atendimentos e mentorias a gestores de grandes empresas. Foca-se no desenvolvimento humano para potencializar os resultados tanto no cunho pessoal quanto profissional, promovendo maior satisfação e qualidade de vida para indivíduos, empresas e equipas. Programa: - Soft skills para gerir emoções - Como gerir o stress - Foco em solução - Como se adaptar rápido ao novo momento - O que tirar de positivo para o futuro Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Webinar Sessions - Impacto das Medidas Legais relativas à Pandemia COVID-19

A Associação Comercial de Braga e a Antas da Cunha Ecija organizam, no dia 9 de abril, pelas 9h30, o Webinar Sessions - Impacto das Medidas Legais relativas à Pandemia Covid-19 com vários departamentos - Laboral, Fiscal, Societário e Contencioso, que irão analisar e comentar o impacto das várias medidas. A ANTAS DA CUNHA ECIJA tem se afirmado no mercado da advocacia em Portugal como Sociedade full service, com especial foco no Direito Digital. A Sociedade faz parte do Grupo ECIJA assumindo-se como uma Sociedade de cariz internacional com 19 escritórios próprios localizados em 13 países. Há vários anos consecutivos que a Sociedade é reconhecida como a melhor firma em TMT, Proteção de Dados e Propriedade Intelectual no mercado Ibérico, mantendo o prémio de 2019 pela Iberian Lawyer como sociedade do ano em TMT, Propriedade Intelectual e Startups.

Programa:

9h30 - Isabel Costa | Laboral

Regime atual do lay off simplificado e outros apoios extraordinários aos trabalhadores dependentes, MOE´s e trabalhadores independentes.  

11h15 - Carolina Sousa | Fiscal

  • Novos prazos para cumprimento de obrigações fiscais e pagamentos fracionados
  • Suspensão de prazos judiciais
| Processos executivos | Ações judiciais
  • Regime de Lay Off Simplificado - IRS e Segurança Social
 

11h45 - João Antunes Rodrigues | Societário

Medidas de apoio às empresas
  • Linhas de crédito
  • Portugal 2020
  Funcionamento dos órgãos sociais
  • Como realizar reuniões da AG e do CA?
  • Como formalizar as atas dessas reuniões?
  • Quando e como devo aprovar as contas?
 

12h15 - Daniela Guimarães | Contencioso

  • COVID 19 - alteração das circunstâncias ou causa de força maior; impacto nos contratos em vigor;
  • O pagamento das mensalidades do ginásio, devem ou não continuar a ser feitos?
  • Cultura e desporto (bilhetes já comprados para eventos cancelados ou reagendados);
  • Inspeção Automóvel. Há prorrogação do prazo?
  • Pagamentos das mensalidades dos colégios; transporte crianças colégios;
  • Moratórias para os empréstimos à habitação;
  • Dívidas do condomínio?
  • Serviços essenciais (água, luz, gás, telecomunicações) podem ser cortados?
  • Consequências legais dos incumprimentos das diretrizes de confinamento;
  • Suspensão dos prazos e os seus efeitos relativamente à cessação dos contratos;
  • Cobrança de dívidas.;
  • Processos urgentes que afetam direitos fundamentais;
  • A problemática das Ações e Procedimentos Especiais de Despejo ou da Execução da Hipoteca sobre Imóvel que constitua habitação própria e permanente do executado.
Participação gratuita, sujeita a inscrição.

Sugestões do Chef 2020

Em março, viva 31 dias de viagem pelos mais variados e deliciosos menus gastronómicos pelos 44 restaurantes aderentes de Amares, Braga, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro e Vieira do Minho. São menus de almoço ou jantar, para partilhar, que incluem: prato principal, sobremesa e copo de vinho, a um preço promocional. Consulte o roteiro online: http://bit.ly/sugestoesdochef

Novos avisos de candidatura para PME do Portugal 2020

No dia 4 de março, pelas 16h30, a ACB, a AICEP e o IAPMEI irão apresentar os últimos avisos de candidatura para PME do Portugal 2020, nomeadamente, o SI Internacionalização, SI Inovação e SI Qualificação PME.

Os avisos de abertura de candidaturas, que serão, ao que tudo indica, os últimos para as empresas no âmbito do atual acordo de parceria Portugal 2020, abrangem projetos nas áreas da inovação produtiva, empreendedorismo qualificado e criativo e apoios à internacionalização.

Nesta sessão, os empresários ficarão a conhecer todas as condições e respetivo processo de candidatura.

.

.

Inovação Produtiva

Destinatários: PME e grandes empresas com projetos de despesa elegível mínima de 75 mil euros.

Financiamento: Incentivo entre 35% e 75%, sendo 50% a fundo perdido e 50% através de empréstimo bancário sem juros)

Período de candidaturas: até 20 de abril

.

.

Empreendedorismo Qualificado e Criativo

Destinatários: PME criadas há menos de dois anos, devendo o projeto apresentar um mínimo de despesa elegível de 50 mil euros

.

.

Internacionalização de PME

Destinatários: Projetos de internacionalização de PME que visem os domínios do e-commerce e transformação digital; brexit: diversificação de mercados; e, acelerador de exportações.

Financiamento: Incentivo a fundo perdido de 45% (40% para a Região de Lisboa).

.

.

Período de candidaturas:

→ E-commerce e Transformação Digital: até 30 de março

→ Brexit: Diversificação de Mercados: até 27 de abril

→ Acelerador de Exportações: até 25 de maio

.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição no site da ACB (www.acbraga.pt) ou através do email comunicacao@acbraga.pt.

18º Festival das Papas de Sarrabulho de Amares

De 22 a 25 de fevereiro, a Associação Comercial de Braga (ACB) e a Câmara Municipal de Amares promovem a 18ª edição do Festival das Papas de Sarrabulho, que coincide sempre com o fim de semana do Carnaval. Este tem lugar no recinto do Mercado Municipal de Amares, entre as 12h00 e as 24h00, dos dias 22 a 24,  e as 12h00 e as 20h00 do dia 25 de fevereiro.
Este é já consolidado como um evento de referência no Minho, dada a qualidade dos expositores e produtos típicos da região, sobretudo as papas de sarrabulho, os rojões e outros petiscos regionais, tão apreciados na época do entrudo.
O evento visa, por um lado, dinamizar as atividades económicas, promover o seu património gastronómico, turístico e cultural e, por outro lado, contribuir para a preservação e valorização de um prato típico da região, feito à base de carnes de porco e pão de trigo.
As papas, confecionadas apenas no inverno, por altura da matança do porco, são servidas como sopa, acompanhadas por rojões à moda do Minho, que respeitando o receituário, fazem desta especialidade um “ex-libris” da gastronomia tradicional.

Comunicação Empática - melhores relações, melhores resultados

No dia 5 de fevereiro, pelas 18h00, a ACB acolhe o Workshop \"Comunicação Empática - melhores relações, melhores resultados\", a cargo da Liliana Lago   Porquê Comunicação Empática e qual o seu impacto nas empresas? Comunicação empática é ter a capacidade de transmitir a mensagem com impacto, inspirando e motivando o interlocutor para uma determinada ação. É ser capaz de estabelecer relações de confiança e influência para motivar equipas e lideranças para o alcance de objetivos propostos pela Organização. É conseguir, através da comunicação, motivar os colaboradores para um fim comum, aumentando a produtividade, a motivação e a união nas equipas. Objetivos do Workshop: Conhecer as duas valências da Comunicação (Comunicação Verbal e Não-Verbal) e o impacto das mesmas nos resultados. Compreender a ligação direta entre comunicação empática e resultados nas organizações. Aplicar 3 técnicas de Rapport para aumentar o nível de influência e confiança nos relacionamentos interpessoais.   Biografia da oradora Liliana Lago iniciou o seu percurso na área comportamental, em 2014, com o sonho de ajudar as pessoas a alcançarem objetivos pessoais. Apesar de ser Licenciada em Jornalismo, a paixão pelas pessoas levou-a a realizar formações como Certificação Internacional de Coaching, MBA em Gestão de Recursos Humanos, Formação de Formadores, Curso de Programação Neurolinguística, Curso de Eneagrama, entre outras formações que lhe foram proporcionando não só ferramentas para desenvolver o seu trabalho, mas também lhe proporcionaram um desenvolvimento pessoal extraordinário. Lançada para um projeto empresarial em Angola, esteve 3 anos a dividir o seu tempo com equipas, líderes e colaboradores com objetivos e desafios inspiradores. A Formação e o Coaching foram essenciais para ajudar essas empresas e as suas pessoas a darem o salto para o sucesso, a entrarem numa espiral de crescimento e melhoria continua. De regresso a Portugal, dedicou-se a formar dezenas de consultores imobiliários, ajudando-os a criar uma carreira de sucesso, sem nunca deixar de apoiar o desenvolvimento individual (através do life coaching) e o desenvolvimento organizacional (através do Coaching de Liderança). As milhares de pessoas que se cruzaram e cruzam consigo em Workshops e projetos de Coaching e as suas histórias são a sua motivação. O seu sucesso resulta do seu crescimento. É essa a sua missão.

Workshop Arrendamento Urbano na Atualidade – Questões e Soluções

No dia 18 de fevereiro, a Clementino Cunha e Associados - Sociedade de Advogados promove, pelas 14h00, no Salão Nobre da Associação Comercial de Braga (ACB), o Workshop \"Arrendamento Urbano na Atualidade - Questões e Soluções\".   14:00 – Receção 14:30 – Abertura 14:45 – O Arrendamento Urbano na lei Atual ·         Contrato, Direitos e Deveres 15:15 – Vicissitudes e Cessação do Contrato de Arrendamento 15:45 - Transição dos Contratos “Antigos” para o atual regime do Arrendamento 16:15 – Coffee – Break 16:30 – Obras em prédios arrendados – Procedimentos e Consequências 17:00 – Estabelecimentos de Interesse Histórico, Cultural e Social – Seu reconhecimento e proteção 17:10 – O Assédio no Arrendamento Urbano 17:20 – Questões Fiscais no Arrendamento Urbano 17:40 – Debate 18:00 - Encerramento   Oradores: Dr. Vitor Silva, Dr. Mário Martins e Dr. Artur Silva | CCM Advogados

Formação em Suporte Básico de Vida

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a empresa Ambiglobal promovem, no próximo dia 17 de fevereiro, entre as 14h00 e as 18h00, mais uma Formação em Suporte Básico de Vida, certificada pelo INEM, a ter lugar no Salão Nobre da ACB. As situações de paragem cardiorrespiratória em vítimas adultas representam uma das principais causas de morte que ocorre habitualmente fora dos meios hospitalares. O atual “estado de arte” da medicina permite recuperar para a vida ativa, vítimas de paragem cardíaca e respiratória desde que sejam assegurados os procedimentos adequados em tempo oportuno. Nesse sentido, a probabilidade de sobrevivência depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber como pedir ajuda e iniciar de imediato Suporte Básico de Vida. O presente curso pretende ser um contributo para aumentar o número de cidadão com formação nesta área.   No final da formação, os formandos terão que ser capazes de: - Compreender o conceito de cadeia de sobrevivência e conhecer os seus elos; - Identificar os riscos potenciais, quer para a vítima, quer para o reanimador; - Compreender o conceito de Suporte Básico de Vida e descrever os procedimentos corretos para executar manobras de Suporte Básico de Vida; - Saber como e quando iniciar e parar manobras de Suporte Básico de Vida; - Saber como e quando colocar uma vítima em Posição Lateral de Segurança; - Saber identificar as situações de obstrução da via aérea por corpo estranho e realizar as manobras de desobstrução.   Programa - Cadeia de Sobrevivência; - Riscos para o Reanimador; - Algoritmo de Suporte Básico de Vida; - Posição Lateral de Segurança; - Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea.   Valor Associado ACB: 40€ Valor Não Associado: 50€

Workshop Negociações com PNL - A conquista do \"SIM\"

No dia 28 de janeiro, pelas 17h00, a empresa Sempre Prontho vem à Associação Comercial de Braga promover um workshop sobre \"Negociações com PNL - A conquista do \"SIM\".   1. Tema: Negociação com PNL – A conquista do “Sim” 2. Conteúdo do programa: Introdução: Modelo Holográfico da negociação Fase I – Autoconhecimento (Atributos internos negociador/vendedor): ­ Perfil comportamental DISC nas negociações; ­ Perceção na negociação; ­ Comunicação; Fase II - Plano estratégico: ­ Preparação: interesses, opções e táticas; Fase III - Plano Tático: ­ Abordagem; ­ Prospecção dos interesses; ­ Apresentação por meio das ferramentas básicas da PNL – Programação Neurolinguística na negociação; ­ Fecho do negócio;

Palestra-Espetáculo Reinventar a vida com humor

No dia 12 de fevereiro, pelas 17h00, o ator-orador Raul de Orofino vem à Associação Comercial de Braga para a Palestra-Espetáculo Reinventar a vida com humor que mostra como podemos ter entusiasmo e bom humor diante das dificuldades com as mudanças e com os desafios do dia-a-dia. E assim,  podemos ter atitudes construtivas e reinventarmos a nossa vida profissional e pessoal.  Focará ainda a forma de conviver com as diferenças uns dos outros de forma saudável para podermos liderar, vender e trabalhar em equipa com mais qualidade. Raul de Orofino é ítalo-brasileiro e trabalha há 20 anos em Portugal apresentando os seus Espetáculos-Palestra e dando os seus Workshops de Inteligência Emocional e Relacional para empresas como Banco de Portugal, Caixa Geral, Fidelidade Seguros, Galp, Sanofi, Grupo PSA (Peugeot/Citroen), Makro, Pfizer Consumer, Nestlé, Sr. Bacalhau, Danone, Chicco-Artsana, Repsol, Unilever-Jerónimo Martins, MSC, dentre outras. O seu trabalho é aplicado em vários setores: lideranças, vendas, teambuilding, atenção ao cliente, etc.    

Workshop Self Coaching

O Workshop Self Coaching, que tem lugar no dia 15 de janeiro, pelas 18h00, no Salão Nobre da ACB, é conduzido por Ana Sofia Gomes e está orientado para a essência do Coaching, através da prática diária de um conjunto de perguntas e de ferramentas de Coaching, Comunicação e Liderança. Neste processo, a ativação da Marca Pessoal concorre para elevar a Carreira Profissional a um nível superior.O Self Coaching é uma metodologia de autoconhecimento que pratico, focada no positivo e nos pontos fortes, que tem como pressuposto essencial a nossa disponibilidade e intenção mental consciente e inconsciente para desenvolver e alcançar momentos de reflexão construtivos e verdadeiramente positivos. A minha vida mudou quando percebi que a minha vocação natural é inerente a comportamentos, sentimentos e ações com intenção positiva. Isto faz sentido para ti, certo? Quanto mais te conheces e consegues integrar as peças do teu puzzle interior, mais preparação consegues para entender e interagir com o outro e com o mundo que te rodeia – seja profissional ou familiar. - Ana Sofia Gomes - Licenciada em Comunicação Social, Pós-Graduada em Marketing, com Formação Avançada em Gestão de Redes Sociais e Certificação Internacional de Coaching. Gestora de marcas, consultora, coach, formadora, autora e palestrante há mais de 20 anos. Fundou a COMUNICARTE – Agência de Comunicação, em 2000, e tem no seu portfolio a gestão de marcas como a ALDO, GRUPÓTICO, McDonald´s, Solverde, Shopping Cidade do Porto, Unicer. Dedica-se ao tema da MARCA PESSOAL há dez anos e ajuda pessoas a ativar e a potenciar a sua Marca Pessoal e a ganhar notoriedade, relevância e visibilidade no mercado. Tem artigos escritos em revistas de Marketing e diversas palestras sobre o tema da Marca Pessoal, Inovação e Empreendedorismo. Para mais informação sobre o tema: anasofiagomes@comunicarte.pt

Sessão sobre bem-estar corporativo através do Yoga

Na atual sociedade, vivemos um contexto de excesso de informações e estímulos que deixa a mente inquieta e acelerada, há enormes dificuldades de se manter o foco e a concentração e os níveis de stress e ansiedade estão cada vez mais elevados, levando ao adoecimento físico e mental.   Como uma forma de lidar com este cenário, as práticas contemplativas e integrantes como o Yoga e a meditação têm ultrapassado o ambiente dos estúdios e alcançado cada vez mais pessoas, sendo introduzidas em escolas e empresas, por exemplo. No caso das empresas, os benefícios são inúmeros e vem sendo comprovados cientificamente.   Nesta sessão, a oradora irá abordar a importância dessas práticas para o bem-estar, promoção da saúde física e mental, inteligência emocional e qualidade de vida no ambiente corporativo, apresentando um panorama geral sobre o Yoga e meditação e detalhando os seus benefícios tanto para os colaboradores como para os resultados das empresas. No final, será realizada uma breve meditação guiada.   Biografia da oradora: Isabela Bento é licenciada em Relações Internacionais, Mestre em Ciências Sociais e Especialista em Marketing de Conteúdo, entretanto foi na prática e no ensino do Yoga em que verdadeiramente se encontrou tanto pessoal como profissionalmente. Atualmente, dedica-se a desenvolver programas educacionais e corporativos através das ferramentas e técnicas milenares do Yoga e meditação, além de atuar em estúdios especializados. Tem como missão auxiliar as pessoas no caminho do auto conhecimento e desenvolvimento pessoal, para que sejam protagonistas de sua própria história e encontrem a felicidade e o contentamento através da harmonização de todos os aspectos de sua existência.

Amigos do Café 2020

A Associação Comercial de Braga (ACB) promove, pelo 6º ano consecutivo, a ação “Amigos do Café”, com 24 estabelecimentos a apresentarem, ao longo do mês de janeiro, menus de pequeno-almoço saborosos e económicos, compostos por derivados de café + pão + fruta, por apenas 2 euros, em Braga, Póvoa de Lanhoso e Vila Verde. ESPAÇOS ADERENTES: Adamasttor Saúde & Sabor Ana Tão Gourmet e Salão de Chá Atelier das Delícias Atrium Café Boutique dos Crepes Café Coração Café Porta Nova Café Sissi 88 Café Vianna Cafetaria Santa Maria Coliseu Pizzaria Duquesa Pastelaria Fika Coffee House Gulbenkian Café Home2work - Coffee Moscada Food & Lifestyle MV Coffee Pastelaria Bom Jesus Pastelaria Flor da Venezuela Pastelaria S. João Póvoas Gourmet Queijaria Central SOUL - Alimentação saudável e do bem T.SANA - Salão de chá e confeitaria Consulte o roteiro, AQUI!   Partilhe uma fotografia da sua experiência dos Amigos do Café no Facebook e/ou Instagram e habilite-se a ganhar 1 noite para 2 pessoas no Hotel Santa Beatriz, em Campo Maior - Alentejo. Consulte o regulamento, AQUI!

Comércio de Braga brinda consumidores com Bolo Rei Gigante

O comércio de Braga retoma aquela que é já uma tradição de Natal com a oferta de um Bolo Rei Gigante de 150 metros, no dia 21 de dezembro, pelas 17h00, na Rua do Castelo. Esta é uma forma de o comércio local brindar os seus clientes e agradecer a preferência dos seus consumidores. Em simultâneo, é uma oportunidade privilegiada de as pastelarias com fabrico próprio da cidade darem a conhecer a sua especialidade, que será acompanhada pelos favaítos da Adega de Favaios.   Pastelarias Aderentes Casa das Natas Pastelaria A Ritinha Moscada Food & Lifestyle Braga Doçaria de S. Vicente Pastelarias Soares Padaria de Dume Pastelaria Braga Parque Padaria Boavista Maximinense Casa dos Croissants Confeitaria Nórdica Pastelaria Glicínia Pastelaria Bolofresco Pastelaria Glória Pastelaria Glorinha Pastelaria S. João Pastelaria Lusitana Pastelaria Veneza Pastelaria Ralha Confeitaria Santo António - Luxa Pastelaria Bom Jesus Daqui Pastelaria Vila Luena Mundo das Tíbias Tíbias de Braga Padaria e Pastelaria Albano & Filhos Casa Bolas de Berlim Padaria Primorosa Padaria Caravela Padaria Flor da Venezuela Padarias Pedralva Padaria e Pastelaria de Gualtar Montalegrense Doce Rio Pastelaria Brígida Pastelaria Rosa Cintilante

Workshop: Literacia Financeira: Venha aprender a poupar

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a consultora financeira Carina Meireles levam a cabo o Workshop \"Literacia Financeira: Venha aprender a poupar\", no dia 31 de janeiro, entre as 18h30 e as 20h30, no Salão Nobre da ACB. Este Workshop tem como objetivo, dar a conhecer ao público, um dos temas mais importantes de todos os tempos, dada a reduzida taxa de poupança em Portugal, desmistificando este conceito, através, dicas, orientações, sempre com uma linguagem simples e descomplicada. É de facto importante começar desde já a criar hábitos, estratégias, objetivos e orientações para desde logo iniciarmos um ciclo, que poderá ditar um futuro risonho. Por isso, a necessidade de hábitos de poupança e a gestão do orçamento familiar são temas fundamentais de orientação financeira, onde desde os mais jovens até ao público com mais experiência de vida, poderão desenvolver, e que acredito que serão ferramentas chave, quando ao longo da vida tiverem de gerir as suas próprias finanças.   Carina Meireles – Consultora Financeira Movida pelo conhecimento e a aprendizagem constante, que a levou a concluir o Mestrado em Gestão Comercial, seguido do MBA em Marketing e Direção Comercial. Com quase duas décadas de carreira na banca, é uma profissional com experiência consolidada na área financeira e comercial, com um vasto conhecimento teórico, prático e técnico neste sector, ajudando sempre desta forma quem a procura. Leva ainda toda esta experiência e know-how mais longe, partilhando-a em sala de aula enquanto docente do Ensino Superior. Gosta de pessoas e de trabalhar com equipas, é comunicativa e dinâmica, sempre proactiva. Mais recentemente, teve várias participações televisivas com rubricas financeiras.

Sessão O valor das Pessoas

Qual o valor das pessoas na vida das organizações? É este o mote que senta à mesma mesa 4 pessoas diferentes para uma conversa com partilha de histórias e pontos de vista sobre a importância que os outros tiveram no seu percurso. Esta será a 2ª edição das BNI Best Talks, organizada em cooperação entre o BNI Best, grupo de networking empresarial de Braga, e a Associação Comercial de Braga. A participação é gratuita mas sujeita a inscrição.  

Crie a sua “dream team” em 5 passos

As suas equipas de trabalho são pouco produtivas e não sabe como corrigir a situação? Quer contratar mais recursos humanos, mas não sabe como selecionar pessoas vencedoras? Quer simplesmente aumentar a sua eficácia e produtividade, enquanto profissional? Qualquer que seja a sua resposta, Crie a sua “dream team” em 5 passos é a palestra certa para si! Ricardo Frade, consultor, speaker e executive coach, que lhe explicará de forma divertida e interativa, e com recurso a técnicas de “accelerated learning”, como criou a sua equipa de sonho, o verdadeiro suporte do seu trabalho. É com esta fórmula que tem ajudado clientes e parceiros a criar as suas “dream teams”, e com apenas 5 passos! No final da sessão será capaz de perceber de que forma personalidade, flow e atitude são cruciais na contratação, compreender o perfil do candidato desejado e o seu papel no processo de construção de equipas.

Semana da Moda Digital

De 24 a 30 de Novembro, Braga acolhe a 1ª edição da Semana da Moda Digital, promovida pela Associação Comercial de Braga. São mais de uma dezena de influencers que após visita às lojas de comércio lhe apresentam, em formato de vídeo reportagem, as suas propostas de outfits e prendas para as festividades que se aproximam. Uma iniciativa inédita que visa promover e dinamizar o comércio local, demonstrando a qualidade da oferta disponível através do lançamento de vários vídeos e fotografias promocionais realizados nas próprias lojas aderentes com os influencers convidados. Estas produções são a oportunidade para os empresários apresentarem Através da referência dos influencers as suas propostas para as compras e festas que se avizinham, numa maior escala e para um público mais abrangente, promovendo a aproximação entre as lojas comerciais e os clientes, através as redes sociais.   EMPRESAS ADERENTES Clinica da roupa Atelier (Fernanda Carpinteiro) Boutique Maryceu Braga DONNA XANA Vestuário Starlina Sapataria e Pronto a Vestir Dreams4kids Estrelas & Companhia Koker Braga Pingo de Gente Baggat Braga Urban Project Franco Oculista Yntenzo Dama de Copas PetitAmour Antonius Braga Buzz Ar Creative Store Mibijou Sapataria Carneiro Brilho Íntimo BARUC   INFLUENCERS: Cris Menezes Azen (https://www.instagram.com/crisazen/) Filipa Novais (https://www.instagram.com/filipadsnovais/) Cris pelo mundo (https://www.instagram.com/crispelomundo/ Fábia Vale (https://www.instagram.com/fabiavale_/) Dila Cardoso (https://www.instagram.com/blogueiradilacardoso/) Francisco Pimentel (https://www.instagram.com/franciscompimentel_/) Blog Era Uma Vez (https://www.instagram.com/eraumavez_blog/) Carlos Barroso (https://www.instagram.com/carlosalbertbarroso/) Andreia Lopes (https://www.instagram.com/andreiiialopes/) Diana Ferreira (https://www.instagram.com/dianagferreiraa/) Caty Gonçalves (https://www.instagram.com/caty.goncalves.7/) Princesa Sem Tiara (https://www.instagram.com/princesasemtiara/) Maria Cunha (https://www.instagram.com/msmariacunha/)   Uma iniciativa promovida por: Associação Comercial de Braga I SHOP BRAGA

Formação em Suporte Básico de Vida

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Ambiglobal promovem mais uma edição da Formação Certificada em Suporte Básico de Vida, no dia 09 de dezembro, pelas 14h00, na sua sede. As situações de paragem cardiorrespiratória em vítimas adultas representam uma das principais causas de morte que ocorre habitualmente fora dos meios hospitalares. No final da formação pretende-se que os formandos adquiram competências que lhes permitam executar corretamente as manobras de Suporte Básico de Vida em situações de paragem cardiorrespiratória Programa: - Cadeia de Sobrevivência; - Riscos para o Reanimador; - Algoritmo de Suporte Básico de Vida; - Posição Lateral de Segurança; - Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea. Valor de Inscrição: Associados ACB - 35€ Não Associados ACB -  45€ Os interessados devem inscrever-se para o email comunicacao@acbraga.pt

Conferência Alojamento Local: Licenciamento e exploração, enquadramento fiscal e regime sancionatório

No dia 28 de novembro de 2019, a Associação Comercial de Braga (ACB) e o escritório Paula Cício Vieira & Isabel Mexia Rocha promovem a Conferência Alojamento Local: Licenciamento e exploração, enquadramento fiscal e regime sancionatório. Esta realiza-se entre as 17h00 e as 20h00, no Salão Nobre da ACB, e conta com a presença, como oradores, Dr. Luís Couto e do Dr. Diogo Azambuja. Pretende-se, com a conferencia a realizar, transmitir conhecimento sobre o que é o alojamento local, como se licencia a atividade e quais os principais problemas que enfrentam os operadores que a exploram, realizando-se um enquadramento do regime fiscal e sancionatório.   Destinatários: A conferencia destina-se ao público em geral, com principal foco nos operadores que exploram unidades de alojamento local, nas empresas de mediação imobiliária e nos contabilistas certificados.   Conferencistas: i. Regime do alojamento local: Dr. Luís Couto (da sociedade de advogads LC&A); ii. O enquadramento fIscal: Dr. Diogo Azambuja (Norege – Consultores de Economia e Gestão, Lda.); iii. Regime sancionatório: Dra. Paula Cício Vieira     O evento conta com o apoio da sociedade Signa Design, Lda. e das Juntas de freguesia de Maximinos, Sé e Cividade, S. José de S. Lázaro e S. João do Souto, S. Vicente e S. Victor.

Controlo de custos e redução do impacto ambiental dos RSU

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Associação Comercial de Braga, o Município de Braga, a Braval e a Controlsafe levam a cabo uma ação de formação sobre controlo de custos e redução do impacto ambiental dos resíduos sólidos urbanos, no dia 19 de novembro, entre as 15h00 e as 18h00, na ACB. Esta sessão pretende reforçar as competências de gestão e organização do trabalho das empresas, essencialmente da área alimentar, através do esclarecimento de questões como o controlo de custos e produção de fichas técnicas, tratamento e separação dos resíduos sólidos urbanos e, ainda, as obrigações dos estabelecimentos na redução do impacto das pontas de cigarro no meio ambiente. A sessão termina com uma visita à Braval, para tomar conhecimento do tratamento de resíduos sólidos urbanos. O transporte é assegurado pelos Transportes Urbanos de Braga (TUB).   PROGRAMA 15h00 Controlo de Custos e Fichas Técnicas - Controlsafe 15h45 Separação de resíduos sólidos urbanos - Braval 16h15 As obrigações dos estabelecimentos comerciais na redução do impacto das pontas de cigarro no meio ambiente 16h30 Visita à Braval, com oferta de kits (sacos ecoponto) aos participantes

Sessão Gestão de Redes Sociais

No dia 14 de novembro, pelas 16h30, a ACB e a Dogmasis vão a Terras de Bouro falar sobre Gestão de Redes Sociais, com o intuito de dar dicas práticas de gestão das redes, numa ótica empresarial. A sessão é gratuita e aberta a toda a comunidade, mediante inscrição.

Sessão sobre alteração à legislação laboral e ao código contributivo

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Clementino Cunha & Associados - Sociedade de Advogados promovem, no próximo dia 22 de outubro, pelas 14h00, a sessão \"Alteração à legislação laboral e ao código contributivo\", na qual serão abordados os impactos das leis que alteram o Código do Trabalho e o Código Contributivo, que entraram em vigor, no passado dia 01/10/2019. As alterações ao Código do Trabalho são significativas e vão desde o regime da parentalidade à contratação a termo, período experimental, tempo de trabalho e deveres da entidade patronal. Quanto ao Código Contributivo, é criada uma contribuição adicional por rotatividade excessiva dos contratos a termo, que poderá acarretar custos para as empregadoras. Este workshop irá ajudá-lo a compreender quais os impactos que as alterações podem ter na sua organização e que medidas terão de implementar para cumprir a legislação laboral.   PROGRAMA I.    Abertura II.    Alterações laborais 1.Celebração do contrato de trabalho
  • Período experimental
  • Contratação a termo
  • Duração do contrato de trabalho
  • Formação profissional
   2. Tempo de trabalho
  •  Banco de horas
  • Trabalho suplementar
    3. Cessação do contrato de trabalho a termo     4. Reforço da Protecção na Parentalidade e na doença     5. Alterações à CCT entre a ACB e outras e o CESMINHO e outro     6. Alterações ao Código Contributivo   Oradoras: Dra. Ana Cunha, Dra. Catarina Carvalho e Dra. Paula Cunha | CCM Advogados   III.    Debate IV.    Encerramento  

Sessão Gestão de Tempo

A Associação Comercial de Braga promove a sessão \"Gestão de Tempo\", no dia 15 de outubro de 2019, pelas 17h00, na Câmara Municipal de Amares, a cargo do formador Bruno Rodrigues, inserido nas ACB Business Talks, sessões de capacitação para empresários e gestores de PME, em domínios estratégicos para a inovação e o desenvolvimento empresarial.

3ª Sessão Boas Práticas de Segurança Alimentar em Vieira do Minho

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Controlsafe levam a cabo a segunda sessão do Roadshow de Boas Práticas de Segurança Alimentar, no dia 13 de novembro, pelas 17h00, na Câmara Municipal de Vieira do Minho. A importância que a qualidade e a segurança alimentar têm para os consumidores, que estão cada vez mais sensibilizados para os benefícios de uma alimentação saudável e informados sobre as consequências que eventuais falhas na qualidade, higiene e segurança alimentar terão na sua saúde e qualidade de vida. O impacto que as falhas no controlo dos perigos, ao longo da cadeia de produção e distribuição alimentar, podem ter em termos de saúde pública – A produção e a distribuição dos alimentos realizam-se em cada vez maior escala pelo que qualquer incidente que eventualmente ocorra, irá afetar um maior número de pessoas num espaço de distribuição geográfica cada vez maior. Os empresários do sector têm consciência da enormidade da oferta no mercado alimentar que possibilita aos consumidores um número considerável de alternativas. Qualquer incidente afetando determinado produto terá efeitos comerciais drásticos para o produtor, pois a publicidade negativa associada a esse produto terá como consequências a transferência de consumo para um produto concorrente e na perda de confiança dos consumidores. Este aspeto é ainda mais relevante se tivermos em atenção a rapidez com que a informação é transmitida e que o número de pessoas que a ela têm acesso é cada vez maior.

2ª Sessão Boas Práticas de Segurança Alimentar em Vila Verde

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Controlsafe levam a cabo a segunda sessão do Roadshow de Boas Práticas de Segurança Alimentar, no dia 6 de novembro, pelas 17h00, na Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela, em Vila Verde. A importância que a qualidade e a segurança alimentar têm para os consumidores, que estão cada vez mais sensibilizados para os benefícios de uma alimentação saudável e informados sobre as consequências que eventuais falhas na qualidade, higiene e segurança alimentar terão na sua saúde e qualidade de vida. O impacto que as falhas no controlo dos perigos, ao longo da cadeia de produção e distribuição alimentar, podem ter em termos de saúde pública – A produção e a distribuição dos alimentos realizam-se em cada vez maior escala pelo que qualquer incidente que eventualmente ocorra, irá afetar um maior número de pessoas num espaço de distribuição geográfica cada vez maior. Os empresários do sector têm consciência da enormidade da oferta no mercado alimentar que possibilita aos consumidores um número considerável de alternativas. Qualquer incidente afetando determinado produto terá efeitos comerciais drásticos para o produtor, pois a publicidade negativa associada a esse produto terá como consequências a transferência de consumo para um produto concorrente e na perda de confiança dos consumidores. Este aspeto é ainda mais relevante se tivermos em atenção a rapidez com que a informação é transmitida e que o número de pessoas que a ela têm acesso é cada vez maior.

Portugal 2020 e as Alterações do IVA - 2020 e 2021 no Comércio Internacional

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Bakertilly Portugal apresentam, no dia 16 de outubro de 2019, pelas 10h00, na sede da ACB, a sessão \"Portugal 2020 e as Alterações do IVA - 2020 e 2021 no Comércio Internacional\".   PROGRAMA 10h00 - Receção 10h15 - Inicio  Programa de Incentivos
  • Portugal 2020
Programa de IVA - O que vai mudar em 2020 e 2021:
  • Transmissões intracomunitárias
  • Call-off stock
  • Chain transactions
  • Comércio eletrónico
11h45 - Questões 12h00 - Fim   ORADORES João Aranha, Partner José Freitas, Associate Tax Partner Anabela Oliveira, Grants & Incentives Senior Manager     Portugal 2020 A iniciativa visa apresentar os incentivos financeiros à disposição dos empresários no âmbito do Portugal 2020, incluindo os relativos ao concurso SI INOVAÇÃO (maquinaria, equipamentos, obras, etc), bem com os procedimentos práticos associados às candidaturas. Comece já a planear a sua candidatura e partilhe connosco as suas dúvidas.   Quick fixes - IVA A 1 de janeiro de 2020 entrarão em vigor em Portugal alterações em sede de IVA com impacto na esfera das empresas, especialmente nas empresas com relações comerciais com países estrangeiros. Estas alterações são descritas como “simplificações”, mas o maior esforço é claramente o de harmonização entre os vários Estados-Membros, esforço esse que forçará as empresas a adaptar os seus procedimentos, em alguns casos, de forma significativa. A alteração mais relevante será relativa aos requisitos para comprovar a verificação dos pressupostos da isenção para as transmissões intracomunitárias de bens. Se tem uma empresa deverá analisar os impactos destas alterações nas suas operações e preparar atempadamente os seus procedimentos e relações contratuais com clientes, fornecedores e empresas transportadoras.   Para esclarecimento de dúvidas: seminarios@bakertilly.pt

Sessão Boas Práticas de Segurança Alimentar

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Controlsafe levam a cabo um Roadshow de Boas Práticas de Segurança Alimentar. Já estão abertas as inscrições para a primeira sessão, a ter lugar no dia 3 de outubro, pelas 16h30, no Centro Interpretativo Maria da Fonte (CIMF), junto ao Theatro Club - Póvoa de Lanhoso.

Workshop: Marca Pessoal - Comunicar-te

A Associação Comercial de Braga e a Comunicarte promovem o workshop \"Marca Pessoal: Comunicar-te\", a ter lugar no dia 25 de setembro, pelas 18h00, na sede da ACB. Uma sessão orientada para o desenvolvimento pessoal e profissional assente no auto-conhecimento das forças, valores, objetivos e da criação de imagem, através de estratégias, técnicas e ferramentas de coaching, comunicação  e liderança. Um momento de ativação da Marca Pessoal e gestão de Carreira Profissional pensado para ajudar a focar e a conhecer o que naturalmente faz melhor, as suas forças e valor, a sua história e talentos no sentido da ativação de um Plano de Ação de Marca Pessoal capaz de elevar a sua carreira profissional a um nível superior e de encantar. Programa: - Diagnóstico: através do recurso a perguntas e respostas poderosas vamos identificar qualidades, dons, talentos bem como eventuais pontos de limitação que estejam a bloquear o desenvolvimento e o sucesso; - Diagnóstico pontos fortes: conhecer o seu Talent DNA; - Relatório Talento DNA: conhecer o valor de cada um dos seus pontos fortes. Entender o que naturalmente faz melhor, ficar apto a aprender a aplicar as suas forças diariamente e a maximizar o seu potencial infinito. Biografia da oradora: ANA SOFIA GOMES é licenciada em Comunicação Social, Pós Graduada em Marketing, com Formação Avançada em Gestão de Redes Sociais e Certificação Internacional de Coaching. É autora, consultora, coach, formadora e palestrante há mais de 20 anos. Criou BRANDING YOURSELF focada na melhoria da sua própria Marca Pessoal, que trabalha desde 2000, e motivada por ajudar empresas e pessoas a ativar e potenciar as suas marcas a ganhar credibilidade, confiança, notoriedade, relevância e visibilidade. Tem desenvolvido competências nas áreas do brand activation; copywriting; digital marketing; events presentation; franchising; leadership; personal branding; press officer; public relations and events organization, na qualidade de fundadora e diretora da COMUNICARTE®

Gestão do Tempo - Fatores Críticos de Sucesso

Realiza-se, no dia 8 de outubro de 2019, no Centro de Formação da ACB, uma ação de formação para empresários, gestores e outros responsáveis de PME´s sobre a importância da gestão do tempo para o sucesso profissional e empresarial. Como gerir os “desperdiçadores de tempo”; como delegar eficazmente; e, como melhorar a organização e gestão do tempo de trabalho são alguns dos temas a abordar nesta formação prática que, no essencial, visa potenciar o sucesso dos profissionais, das equipas e das empresas. A formação é ministrada por António Ruivo, especialista com reconhecida experiência na otimização de processos e sistemas relacionados com a produção, marketing e gestão de equipas comerciais de PME´s.   PROGRAMA ⌂ Objetivos ⌂ Sabe o que quer do seu trabalho e da sua vida? ⌂ Conhece o seu ritmo pessoal? ⌂ Importância do tempo para o sucesso da empresa/equipa ⌂ “Desperdiçadores de tempo” – Como gerir? ⌂ Como delegar eficazmente ⌂ Como construir o seu tempo – fatores críticos de sucesso ⌂ Compromisso para a eficácia pessoal   DURAÇÃO/HORÁRIO 8 horas 09h30-13h00 / 14h00-18h30   INVESTIMENTO Associados ACB: 80 euros Outros participantes: 110 euros   CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO ⌂ Pagamento até três dias úteis antes da data de início do curso, com envio do respetivo comprovativo para geral@acbraga.pt ⌂ A ACB pode não realizar a ação na data prevista, caso não exista um mínimo de 10 formandos ⌂ Com 90% ou mais de assiduidade, os participantes têm direito a certificado de formação profissional ⌂ Os dados dos inscritos serão utilizados pela ACB no âmbito da gestão dos processos formativos e divulgação da sua oferta de serviços Para mais informações, contacte o Centro de Formação da ACB através do e.mail: formacao@acbraga.pt ou telf. 253201753

Formação em Suporte Básico de Vida

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Ambiglobal promovem mais uma edição da Formação Certificada em Suporte Básico de Vida, no dia 10 de setembro, pelas 9h30, na sua sede. As situações de paragem cardiorrespiratória em vítimas adultas representam uma das principais causas de morte que ocorre habitualmente fora dos meios hospitalares. No final da formação pretende-se que os formandos adquiram competências que lhes permitam executar corretamente as manobras de Suporte Básico de Vida em situações de paragem cardiorrespiratória Programa: - Cadeia de Sobrevivência; - Riscos para o Reanimador; - Algoritmo de Suporte Básico de Vida; - Posição Lateral de Segurança; - Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea. Valor de Inscrição: Associados ACB - 35€ Não Associados ACB -  45€ Os interessados devem inscrever-se para o email comunicacao@acbraga.pt

Roteiro Petiscar à La Bohemia

De 2 a 18 de Agosto Braga acolhe a 1ª edição do Roteiro \"Petiscar à La Bohemia\", com 21 espaços a apresentarem um menu constituído por uma cerveja Bohemia e um petisco, por apenas 3 euros.   Espaços Aderentes
aTípica - Oficina de Sabores Bistrô Chefão Steak House BLB Bifanaria Café Astória Café Snack Bar Porta Nova Café Vianna Confeitaria do Arco Diana Restaurant Dona Bracara Lado B Oboé Restrobar Pastelaria Bom Jesus Pátio da Sé Picoto Park Porta Nova Collection House Pretzel Restaurante Caldo Entornado Splash Pizza Stretto 57 Vilarejo Vou Pregar à Sé
  Consulte o Roteiro, AQUI!

Hopen Braga Beer Festival

O Hopen Braga Beer Festival, 1º festival de cerveja artesanal de Braga é já este fim de semana, de 28 a 30 de junho, no Jardim do Campo das Hortas. Conta com mais de 100 cervejas artesanais, street food, workshops e conversas, showcooking e harmonizações, concertos e dj\'s. O Hopen - Braga Beer Festival nasce para potenciar a revolução das cervejas artesanais na cidade de Braga, alicerçado no ambiente histórico da cidade e alimentando-se da verdadeira dinâmica jovem e empreendedora que impera em toda a cidade. Já ninguém é indiferente à cerveja artesanal onde novos e mais intensos sabores e aromas angariam novos adeptos. Hopen está de portas abertas e desafia à exploração de novas cervejas artesanais 100% portuguesas no Jardim do Campo das Hortas (junto ao Arco da Porta Nova). A Letraria Craft Beer Library Braga, a Corriqueijo, o Malamado e o Bira dos Namorados serão os principais espaços de desgustação, a que se juntam os cervejeiros e a street food.   CERVEJEIROS Letra Alma Colossus Post Scriptum Lupum Sovina Burguesa Vadia Luzia Praxis Dois Corvos Musa Oitava Colina Barona     STREET FOOD Minho Fumeiro Camionete Narrua Salxibox A Portuguesinha JOB - Street Food Tremoçaria DoCereal   Saiba tudo sobre o festival, AQUI!

ACB promove Sessão Seguros e Seguradoras - Novos Desafios

Realizada no âmbito das ACB Business Talks, sessões de capacitação que a ACB promove, em conjunto com as empresas, esta Mesa Redonda promovida pela CCM Clementino Cunha e Associados e pela Universalis Consulting, do dia 9 de julho, irá criar um espaço para o debate dos principais desafios e tendências que o setor dos Seguros enfrenta, atualmente, numa era cada vez mais digital. Os novos modelos de negócio, as constantes mutações da vida quotidiana, os novos clientes globais e tecnológicos, o contexto estratégico empresarial, o surgimento da necessidade de criação de novas coberturas ou actualização das existentes, são alguns dos temas que irão ser debatidos nesta iniciativa.   PROGRAMA 14h30 Abertura 14h45 – Raio-x da actualidade - o valor acrescentado do contrato de seguro Dr. Francisco Ramos CCM Advogados 15h25 – Os ciber-riscos, a cibersegurança e a cobertura destes riscos Engº João Gaspar Academia Militar 16h05 – Seguros 4.0 – Os desafios futuros das Seguradoras e Mediação em Portugal Dr. Fernando Amorim Universalis Consulting 16h45 – Debate 17h Encerramento

Sessão A Matriz do Sucesso

No dia 12 de setembro, a ACB acolhe o Best Seller Luis Alves para a sessão \"A Matriz do Sucesso\". Não é incomum nos dias de hoje ver pessoas frustradas. Por mais que lutem, simplesmente não conseguem alcançar os seus objetivos. Se você continua a batalhar mas não consegue obter os resultados esperados, não está sozinho. Apenas um grupo restrito de pessoas parece conhecer a “fórmula do sucesso”. Como é que os grandes empresários, investidores, músicos, atores, escritores e artistas de maior destaque conseguiram vencer? Nos últimos anos tenho estudado exaustivamente a vida das pessoas de maior sucesso mundial, tentando compreender o que as distingue das demais. O que aprendi nessa busca foi incrível. Todas elas, sem exceção, possuem um elemento em comum: uma mentalidade de sucesso. A sua estrutura mental é fascinante e obedece sempre a um processo lógico, que lhes permite vencer em todos os seus projetos. Essa mentalidade é o maior catalisador de abundância e prosperidade nas suas vidas. Utilizando esses mesmos princípios na minha vida consegui, em apenas 3 anos conquistar o título de “autor best-seller” no Brasil e em Portugal, desenvolver um negócio que me permite trabalhar a partir de qualquer país do mundo com total liberdade e flexibilidade, criar parcerias comerciais que elevaram de forma significativa o meu fluxo financeiro e ainda obter o reconhecimento enquanto especialista internacional em Lei Da Atração e Co-Criação De Sonhos. Compreendendo a importância deste conteúdo criei “A Matriz Do Sucesso”, um processo de 14 passos que, se implementado de forma correcta, permite ao seu utilizador alcançar o sucesso em todos os seus projetos. Nesta palestra transformadora irá aprender a desenvolver uma mentalidade de sucesso que lhe permitirá conquistar a vida que sempre desejou! Mais Informações: Tlm: 966774490 / 917884279 BILHETES: 25€ (Geral) | 10€ (Associados Da ACB)

Sessão Comunicar mais e melhor: área de negócio

No dia 18 de junho, tem lugar, pelas 18h30, na ACB, a sessão “Comunicar melhor no mundo dos negócios”, a cargo do clube Braga Toastmasters, onde se irá falar sobre a importância e as técnicas da comunicação na área empresarial. Com quase 100 anos de existência e mais de 13 mil clubes espalhados pelo mundo, a Toastmasters International é uma organização que promove as capacidades de comunicação efetiva, discurso em público e liderança. Podem contar com workshops, discursos preparados e, ainda, discursos de improviso que terão oportunidade de experimentar. Se querem saber como podem aprender a desenvolver capacidades de comunicação e de liderança num ambiente empresarial (e não só), participem nesta sessão gratuita.

Vinho Verde Fest

De 31 de maio a 2 de junho, a Praça da República acolhe a 6ª edição do Vinho Verde Fest. Um conceito de festival único que se afirma como principal evento de ativação de marca dos Vinhos Verdes junto dos consumidores. Envoltas pela vibrante atmosfera do maior centro comercial a céu aberto de Portugal, as melhores marcas de Vinho Verde são promovidas e degustadas, num ambiente propício ao estabelecimento de parcerias com a restauração local, de forma a criar experiências vínicas únicas e memoráveis. O Vinho Verde Fest convida a celebrar o Vinho Verde, com livre acesso a uma festa onde reina a confraternização entre a família, os amigos e toda a comunidade bracarense. Em 2019, a organização introduz um conjunto de melhorias, nomeadamente: espaços mais atrativos para os expositores, layout que favorece a criação de dois percursos de visitação da feira, ambiente cénico mais trendy e foco na degustação de Vinho Verde. Até ao momento, são já 40 os expositores confirmados, o que assegura, desde já, que esta será a maior edição de sempre do evento. O evento decorre, nos dias 31 de maio e 1 de junho, das 12h00 às 24h00, e no dia 2 de junho, das 12h00 às 20h00.   Programa: Sexta-Feira | 31 de Maio 16h00 | Workshop \"Mãos na Massa\" - Chef Paulo Ramos AESACADEMY 17h30 | Showcooking  - Chef José Vinagre RESTAURANTE OLIVA | MELIÃ BRAGA 18h45 | Lançamento oficial da \"Cervejola\" Parceria Adega Cooperativa da Ponte da Barca e Cerveja Letra. Harmonização gastronómica realizada pelo Chef José Vinagre 19h15 | Showcooking \"A Mantença do Lar do Minho\" Chef Rui Meira - Vencedor do 2º Minho Young Chef Awards 20h30 | Showcooking \"Bacalhau à Brasmar\" Município de Famalicão 21h30 | Prova de vinho comentada Caves da Cerca - Vencedora do concurso Vinho Verde Fest 2018 na categoria \"Melhor Vinho Verde\"   Sábado | 01 de Junho 16h00 | Workshop \"Mãos na Massa\" - Chef Paulo Ramos AESACADEMY 17h30 | Showcooking - Chef Leonor Castro 2ª classificada do 2º Minho Young Chef Awards e vencedora do 2º concurso Cafés Christina \"Melhor empratamento\" 18h30 | Showcooking - Chef Álvaro Lourenço HOTÉIS DO BOM JESUS 19h30 | Prova de Espumantes comentada Agostinho Peixoto | ESPUMANTERIA PORTUGUESA 21h30 | Prova de Vinho comentada \" Onde a Origem Conta\" ADEGA COOPERATIVA DA PONTE DA BARCA   Domingo | 02 de Junho 16h00 | Cerimónia de entrega de prémios aos melhores vinhos do Vinho Verde Fest 17h00 | Apresentação da Candidatura às 7 Maravilhas da Doçaria Portuguesa \"Pudim Abade de Priscos\" CONFRARIA GASTRONÓMICA DO ABADE 18h30 | Showcooking - Chef António Pinheiro HOTÉIS BOM JESUS   Expositores: LR Garrafeira Escola Profissional de Fermil - Celorico de Basto Adega dos Leões Vinha dos 9 Socalcos do Bouro Quinta D\'Amares Solar das Bouças Quintas de Vila Garcia Quinta Da Raza Adega Molares Quinta da Rabiana Município de Famalicão José Peixoto Rodrigues & C.ª, Lda. Casa da Tapada Cavagri - Cooperativa Agrícola Do Alto Cávado, Crl Caves Campelo Espumanteria Portuguesa Adega Ponte da Barca Caves da Cerca Município da Póvoa de Lanhoso Quinta de Caíz Solar da Pena Quinta Santa Cristina Quinta da Calçada Vercoope Amavinhos Quinta dos Eidos Vinhos Norte D\'Alegria Vinhos Quinta da Tojeira . Street Food: Delta Cafés Domus Panis JOB - Street Food Duas d Treta Terras do Lima Doçaria Cruz de Pedra Casa das Natas

Braga Romana à Mesa 2019

De 22 a 26 de maio, 26 restaurantes do Centro Histórico de Braga, têm um menu romano composto por entrada “gustatio”, prato principal “primae-mensae”, sobremesa “secunda-mensae” e bebida “potio” à sua espera. Todos os menus são confecionados apenas com produtos alimentares da dieta praticada na Civilização Romana. A Braga Romana é uma iniciativa que recria a vida quotidiana de Bracara Augusta. Consulte o Roteiro Digital, AQUI!

Desfile Braga Moda em Movimento

No dia 4 de maio, pelas 21h30, a Avenida Central enche-se de cor e brilho num desfile das tendências Primavera/Verão de cerca de 20 lojas de Braga. Organização: Associação Comercial de Braga Produção: Models Lab Parceiros: Carclasse - Jaguar Land Rover Lojas aderentes: Ana Fernandes Store Antonius Braga Armazéns Ronfe BARUC BeChloe Brilho Íntimo Calçado Guimarães Cassandra Silva Clinica da Roupa Damas de Copas Estrelas & Companhia Franco Oculista Koker Braga Mãe África Magui Concept Boutique Maryceu Braga Marques Soares Mon Petit Mundo Do Desporto Imperial Noivas PetitAmour Pingo de Gente Apoios: Marco Mendez Photographer Cristina Moita Cabeleireiros BragaEventos.pt

ACB lança 6ª edição das Sugestões de Beleza

Pelo 6º ano consecutivo, Braga vive o mês de maio com a beleza em promoção. São 20 os espaços de Beleza, Saúde e Bem-estar que apresentam aos seus clientes tratamentos em promoção ou sob a campanha de 2 pelo preço de 1. Uma aposta na promoção coletiva de um setor em franco desenvolvimento e um convite à descoberta de novos espaços e de serviços inovadores. De 2 a 31 de maio, ouse cuidar de si, mimar-se, ser irreverente. Sinta-se bem, por dentro e por fora! Espaços Aderentes: 7beauty António Cabeleireiro Aromas do Deserto - Refugio Aveludado, Estetica & Spa Barber&Care Beaumi - Beauty and Wellness Boutique Cassandra Silva – Hair & Designer Clibioestética Constança Corpo E Alma Cristina Moita Cabeleireiros DermisuFarma Espaço Nice Francielly Costa Master Especialista em Sobrancelhas Lakkana Thai Massage Nutrémia Clínica de Nutrição Orlanda Rodrigues Cabeleireiros Rapid Fit & Well - Centro Leça da Palmeira Espaço Saúde & Beleza-Sara Couto Studio 387 Concept Studio 387 VitalConcept

Sessão Risco País na Decisão das Empresas Portuguesas

A Associação Comercial de Braga e a faTail, promovem, no próximo dia 23 de maio, pelas 14h30, na sede da ACB, o Workshop \"RiscoPaís\", inserido nas ACB Business Talks, sessões de capacitação para empresários e gestores de PME, em domínios estratégicos para a inovação e o desenvolvimento empresarial. Programa: 1. Risco do País 2. Angola - Uma ilustração do risco país 3. Porquê maior atenção ao risco país? 4. Risco: medidas e alegorias 5. Atravessar a estrada vendado

Sessão Felicidade nas Empresas

A Associação Comercial de Braga e a empresa Sr. Luís Pedro, promovem, no próximo dia 13 de maio, pelas 17h00, na sede da ACB o Workshop \"Felicidade nas Empresas\", inserido nas ACB Business Talks, sessões de capacitação para empresários e gestores de PME, em domínios estratégicos para a inovação e o desenvolvimento empresarial. A felicidade é uma ferramenta com a qual nos conectamos em Retiro. Os Retiros de Felicidade para a Gestão de Topo recorrem à natureza, às artes e à meditação. Porque a felicidade não se compra avulso, não é só um conjunto de momentos, muito menos uma migalha… – a felicidade é um modo, é uma ferramenta que se encontra dentro de nós e que nos protege do caos. Conectarmo-nos com o estado de felicidade é um privilégio. Consulte o artigo no blog, AQUI!  Convidada especial: Marta Maciel.

Como Aumentar a Rentabilidade, reduzindo os custos operacionais?

A Associação Comercial de Braga e a RMConsulting, promovem, no próximo dia 30 de abril, pelas 16h30, na sede da ACB, o Workshop \"Como Aumentar a Rentabilidade reduzindo Custos Operacionais\", inserido nas ACB Business Talks, sessões de capacitação para empresários e gestores de PME, em domínios estratégicos para a inovação e o desenvolvimento empresarial. Independentemente do sector onde actuamos estas são duas preocupações que nos acompanham: como aumentar a rentabilidade e como reduzir os custos operacionais ou de estrutura. Tem a solução dentro da sua empresa/organização mas não a identifica. O caminho passa por optar pela eficiência do processo em detrimento da ocupação dos activos e por uma mudança de cultura organizacional. Quer ser lean? Como o pode começar e fazer é o que vamos discutir. Programa: A relevância do nosso valor Fluxos: identificar e/ou criar Ocupação de activos ou eficiência de processo?! Identificar desperdícios Acção para eliminação de desperdício em 2 passos Aumentar a rentabilidade do negócio

Sessão Mapeamento de Mercados Internacionais

A Associação Comercial de Braga e o Dr. Vitor Pinheiro, promovem, no próximo dia 16 de abril, pelas 17h00, na sede da ACB, o Workshop \"Mapeamento dos Mercados Internacionais\", inserido nas ACB Business Talks, sessões de capacitação para empresários e gestores de PME, em domínios estratégicos para a inovação e o desenvolvimento empresarial. Cada vez mais empresas Portuguesas aventuram-se na Internacionalização, sendo que presença em feiras internacionais é vista por muitos como o primeiro passo a dar. Esta breve apresentação mostra a importância do mapeamento de mercados de exportação antes da entrada nesses mercados, não só para permitir aumentar o sucesso dos contactos comerciais, mas também para ajudar as empresas a pensar numa estratégia de internacionalização. A apresentação resumo os principais desafios que as empresas enfrentam na presença em mercados internacionais e como a formação e consultoria os pode ajudar.

Pão de Ló Gigante

A Associação Comercial de Braga (ACB), com o apoio do Município de Braga e da Adega de Favaios, promove mais uma edição do Pão de Ló Gigante, no dia 13 de abril, pelas 17h00, na Praça José Pereira Salgado (em frente ao Jardim de Stª Bárbara). São cerca de 40 as pastelarias que vão oferecer roscas de pão de ló para que este seja servido, fatiado, gratuitamente, à população, acompanhado por um copo de favaíto, da Adega de Favaios. . Pastelarias aderentes: Pastelaria Braga Parque Casa Bolas de Berlim CASA DAS NATAS Casa Dos Croissants Confeitaria de Santo António Doce Ponte - Pastelaria e Padaria DOCE ROSA Pastelaria Frigideiras do Cantinho Grupo Celeste Luena pastelaria Mundo das Tíbias Padaria A Primorosa Padaria Pastelaria Gualtar Maximinense Albano Oliveira da Silva E Filhos Lda Bolofresco - Pastelaria Pastelaria Glicínia Pastelaria A Ritinha Pastelaria Belinha Pastelaria Bom Jesus Pastelaria Cabanelas Pastelaria Caravela Pastelaria do Alivio Padaria e Pastelaria Flor da Venezuela Gloria Pastelaria Pastelaria Glorinha Pastelaria Lusitana - Braga Pastelaria Doce Rio Pastelaria Nórdica Pastelaria São João Pastelaria Soares Pastelaria Veneza Braga Pastelaria Pedralva Pastelaria Ralha Tibias De Braga NATAS DA SÉ Padaria de Dume Pastelaria Pinto\'s

2º Fórum de Turismo de Braga

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Câmara Municipal de Braga, organizam o 2º Fórum de Turismo de Braga, que se realiza no próximo dia 5 de abril, das 9h30 às 17h30, no Fórum Braga, em Braga. Este Fórum tem como principal objetivo fomentar o debate, a reflexão e a participação de todos os agentes interessados no desenvolvimento do setor do Turismo na região e no país. A primeira edição do Fórum terá um foco especial no caso de Braga, cidade que se quer afirmar como um dos principais destinos turísticos à escala ibérica.  . PROGRAMA: 9:30 Receção 10:00 Cerimónia de abertura - Ricardo Rio | Presidente Câmara Municipal de Braga - Domingos Barbosa | Presidente Associação Comercial de Braga 10:30 Turismo 4.0 - Maria José Capacete | Vogal da Comissão Executiva Confederação do Turismo de Portugal 11:00 Pausa 11:15 Painel 1 \"Social Media - Que Impacto no Turismo?\" - Filipe Morato Gomes | Blogger Alma de Viajante - Mariana Pinheiro| Diretora Time Out Porto - Susana Ribeiro | Blogger Viaje Comigo Moderadora: Alexandra Berger | Diretora Comercial Forbes 12:30 Entrega dos Prémios \"Influencers\" (Feira das Viagens) 13:00 Pausa para Almoço 14:30 Painel 2 \"Cidades Criativas da UNESCO - Que Papel no Turismo?\" - Joana Miranda | Coordenadora Executiva Braga Media Arts UNESCO - Sean Bullick | Managing Director Make It Work (UNESCO Creative City) - Sandra Blöch | Project Manager Tourism Board Linz (UNESCO Creative City) Moderadora: Alexandre Mendes | Diretor Executivo Startup Braga 16:00 Pausa 16:15 * \"Cidades de turistas e cidades com turistas. Desafios e propostas para o planeamento e gestão do turismo urbano\" - José Alberto Rio Fernandes | Professor Catedrático Universidade do Porto e Presidente Associação Portuguesa de Geógrafos 16:45 Sessão de Encerramento - Luís Pedro Martins | Presidente Turismo Porto e Norte de Portugal

Formação em Suporte Básico de Vida

A Associação Comercial de Braga (ACB) e a Ambiglobal promovem mais uma edição da Formação Certificada em Suporte Básico de Vida, no dia 25 de julho, pelas 9h30, na sua sede. As situações de paragem cardiorrespiratória em vítimas adultas representam uma das principais causas de morte que ocorre habitualmente fora dos meios hospitalares. No final da formação pretende-se que os formandos adquiram competências que lhes permitam executar corretamente as manobras de Suporte Básico de Vida em situações de paragem cardiorrespiratória Programa: - Cadeia de Sobrevivência; - Riscos para o Reanimador; - Algoritmo de Suporte Básico de Vida; - Posição Lateral de Segurança; - Algoritmo de Desobstrução da Via Aérea. Valor de Inscrição: Associados ACB - 35€ Não Associados ACB -  45€ Os interessados devem inscrever-se para o email comunicacao@acbraga.pt

Sugestões do Chef: em março, 2 refeições pelo preço de 1

É já no dia 2 de março que arranca mais uma edição das Sugestões do Chef. Ao longo de um mês, são 40 os restaurantes que oferecem 2 refeições pelo preço de 1. Para usufruir da campanha apenas tem de se dirigir ao restaurante e solicitar o menu das sugestões do chef. Siga o roteiro, delicie-se com as melhores iguarias dos nossos restaurantes locais, fotografe e partilhe nas redes sociais com a hastag #sugestoesdochef2019 para se habilitar a ganhar prémios: 1º prémio: Uma noite para duas pessoas no Oporto Douro Floating House. 2º prémio: Workshop temático de culinária (4 horas), para duas pessoas, na Aesacademy.   Consulte o roteiro Digital:     Aderentes: Restaurante A FLOR Do SAL A Casa - Casa do Professor Alma d\'Eça Café AstÓria aTípica Restaurante Bem-Me-Quer Benditos Burger & Beer Bira dos Namorados Bodeguilla Brac Restaurante Bar Caldo Entornado Casa das Hortas Casa de Pasto das Carvalheiras Casa do Sushi Braga Copo a Copo Dona Lola DIANA Restaurant Docamar Marisqueira El Olivo Restaurante Restaurante Gininha E Taberna Regional Restaurante Ignácio La Carte La Piola Restaurante O Gato do Rio O Rochedo - Restaurante Marisqueira Palácio Restaurante Restaurante Palatu Panorâmico - DiverLanhoso - Campos de Férias Panorâmico - Hotel do Elevador Braga Pata Negra Pousadela Village Stretto 57 T4 Restaurante & Bar Taberna do Mundo - Juice & Raw Food Bar Health Center Cursos e Workshops Tasquinha Tomadas Tumatto - Ristorante Italiano - Pizzeria Trota\'s Restaurante Um Cibo no Prato ViaBracara Café Vianna  

Workshop Mediação Imobiliária

A Associação Comercial de Braga (ACB) acolhe, no dia 13 de março, pelas 18h30, o Workshop Mediação Imobiliária, promovido pela ERA Braga Tribunal, que irá abordar o mercado Imobiliário nacional e local e a mediação imobiliária: a atividade e as pessoas. Custo simbólico de 2,50€ que revertem a favor de uma instituição de solidariedade escolhida pela ERA Braga Tribunal. Inscrições até 9 de março: anabarbosa.bragatribunal@era.pt ou comunicacao@acbraga.pt

17º Festival das Papas de Sarrabulho de Amares

É já de 2 a 5 de março que o município de Amares e a Associação Comercial de Braga promovem o tão aguardado Festival das Papas de Sarrabulho, este ano num novo local e com um ar renovado que promete surpreender os amantes desta iguaria ímpar. Falar de Amares é falar de tradição, de uma gastronomia forte e enraizada, de um concelho que apresenta produtos exclusivos na sua qualidade e excelência. Peculiares em cada localidade do Minho mas com uma confeção e um sabor muito especiais neste concelho, terra de exímios cozinheiros e carnes de excelência: as Papas de Sarrabulho têm vindo a cativar, anualmente, milhares de visitantes, entre amarenses e forasteiros, vindos dos pontos mais diversos e longínquos, para a degustação deste legendário prato, fazendo deste um evento consolidado em Amares e uma referência na região e muito para além dela. Reforçar o concelho de Amares como destino de eleição gastronómico e turístico do Minho são objetivos centrais deste certame que este ano tem uma nova localização, no recinto do Mercado Municipal, e um ar renovado por toda a estrutura que será preparada propositadamente para o evento. Para além de um espaço de degustação da melhor iguaria local, confecionada por 8 restaurantes locais, o Festival de Papas de Sarrabulho é também uma montra daquilo que de melhor se faz e produz em Amares através da dinamização de vários setores da economia local, nomeadamente os produtos da terra e o artesanato que vão contar com um lugar de destaque reservado à venda e exposição. A aposta na homogeneização no preço dos vinhos privilegiando os verdes, branco e tinto de Amares (6 euros a garrafa), constituiu uma aposta ganha e a manter na presente edição, tal como a homogeneização do preço das papas e seus acompanhamentos tradicionais, fixando o conjunto (tigela de papas por 3,50 euros + acompanhamentos por 5 euros) nos 8,50 euros. Às papas de Sarrabulho alia-se o indispensável vinho verde, produzido no concelho e corporizando outra das suas bandeiras mais ricas e emblemáticas, bem como a laranja de Amares e seus derivados, sobretudo traduzidos nos doces confecionados à base deste citrino. Por todos estes e tantos outros argumentos, estamos certos de que serão milhares os quem, por estes dias, irão a Amares, seja para apreciarem a tão deliciosa gastronomia, seja para assistirem ao icónico corso carnavalesco. . Horário de funcionamento: 02, 03 e 04 de março, das 12h00 às 23h00 05 de março, das 12h00 às 20h00  . Expositores: Pão-de-lo de ovar Padaria Aurora do Minho Casa das Natas História a mesa Queijo da Serra do Gerês Trincas Farmácia do Mercado Doce Boutique Vinhos de Amares representado pela empresa Encostas D’Amares . Restaurantes: Churrasqueira de Caldelas Restaurante A Rival - O Rei do Leitão Restaurante Carias Restaurante Casa Gil Restaurante Vale do Homem Restaurante Tomadas Recanto da Minhota Restaurante Do Fernando – Quinta Casa Patos de Baixo . Parceiros e Apoios: Delta cafés Intermaché de Amares Entidade Regional Porto e Norte SodiGás Barga Rubis Gás Gasair Palmeira Frio – Equipamentos de Frio, Lda CAMPE – Centro Médico de Braga