Open BIM COVID-19: ferramenta para projetar, calcular e implementar medidas preventivas

A Associação Comercial de Braga estabeleceu uma parceria com a Top Informática para divulgação e apoio técnico junto da rede de Associados ACB do Software gratuito Open BIM COVID-19. Como consequência da pandemia da COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2, a maioria dos governos nacionais, dos países afetados, decretou medidas restritivas de mobilidade para impedir a propagação da doença, e a CYPE, uma software house internacional representada em Portugal pela TOP Informática, desenvolveu o Software Open Bim COVID-19, para ser utilizado em qualquer país do mundo, encontrando-se disponível em seis idiomas.

Uma ferramenta para projetar, calcular e implementar medidas preventivas contra o Covid-19, tanto em edifícios quanto em espaços abertos, levando em consideração uma série de requisitos, tais como: a lotação máxima, distanciamento social, distanciamento entre pessoas e percursos de circulação. Possui também um conjunto de objetos para a criação do plano de segurança contra a COVID-19, tais como ponto de receção, separadores e sinalética, permitindo efetuar o estudo das medidas de segurança adequadas às condições de cada espaço.

É também possível estabelecer e verificar as condições necessárias para a reabertura de espaços como: lojas, escolas, escritórios e restaurantes, que garantam a máxima segurança para os respetivos colaboradores, clientes e/ou utentes. A ferramenta permite a visualização dos resultados em 2D, 3D, Realidade Aumentada e Realidade Virtual, graças ao uso da tecnologia Open BIM.

O programa está disponível gratuitamente em: https://bimserver.center/pt/store/295/open_bim_covid19 .