Pergunta escrita à Comissão Europeia de João Ferreira no seguimento de reunião com a ACB

João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve no mês passado no distrito de Braga em várias acções de contacto para abordar a realidade dos trabalhadores e de micro, pequenos e médios empresários. Na reunião com a Associação Comercial de Braga o deputado teve oportunidade de discutir alguns desafios associados à digitalização e ao comércio electrónico, do ponto de vista dos pequenos e médios empresários. Ouviu, da parte da Associação Comercial, preocupações com a falta de qualificações, nomeadamente a necessidades de formação dos empresários e dos trabalhadores. Foi-lhe também transmitido como uma dificuldade sentida pela Associação, o carácter altamente concorrencial do comércio electrónico, com forte concorrência do espaço extra-UE, bem como as dificuldades de diferenciação, entre outras.

Na sua condição de deputado no Parlamento Europeu, João Ferreira solicitou à Comissão Europeia que lhe transmitisse informações sobre que apoios da União Europeia podem ser mobilizados para apoiar os micro, pequenos e médios empresários, nomeadamente do sector do comércio, nesta frente, tendo em conta as dificuldades supramencionadas.

Na questão que colocou, o deputado do PCP quis também saber que apoios podem ser mobilizados no sentido de se vir a desenvolver um “marketplace” que assegure oportunidades de acesso a novos mercados, num quadro marcado pela forte concorrência internacional.

O texto completo da pergunta escrita pode ser consultado aqui: http://pcp.pt/apoios-mpme-do-comercio-no-ambito-da-digitalizacao-do-comercio-electronico