ACB, Município de Braga e InvestBraga avançam com grupo de apoio a empresários

Dando sequência ao apoio prestado durante a primeira vaga pandémica, a Associação Comercial de Braga (ACB) ,o Município de Braga e a InvestBraga uniram as suas plataformas de apoio ao tecido empresarial Bracarense para aumentar e sua capacidade de apoio às empresas, empresários e empreendedores.

Este grupo de trabalho agora constituído, além de informar as empresas sobre as melhores medidas para a retoma das suas atividades, será responsável por prestar ajuda a quem pretenda candidatar-se às linhas de apoio do governo e de outras entidades de apoio às atividades económicas.

Com o apoio de um conjunto de parceiros especializados, constituído por empresas com uma forte representatividade na região e no país, este grupo de trabalho estará disponível, de forma gratuita, para esclarecer todas as dúvidas de empresários e empreendedores sobre as linhas de apoio já anunciadas como resposta à pandemia, bem como prestar apoio para a retoma das suas atividades.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga e da InvestBraga, “esta iniciativa visa apoiar, mais uma vez, os empresários que, com a pandemia, foram obrigados a ajustar os seus negócios”. “Já o tínhamos feito na primeira vaga, logo em Abril, mas com um objetivo mais imediato: a preservação dos postos de trabalho. Agora, unimos esforços com a ACB para ajudar os empresários e empreendedores a, por exemplo, apresentar candidaturas às linhas e instrumentos de apoio do governo e de outras entidades responsáveis pelo apoio às atividades económicas, de forma a garantir a manutenção dos seus negócios”, sustenta o Autarca.

O Grupo de Apoio ao Tecido Empresarial (GATE) estará disponível para ajudar todas as empresas, podendo os interessados consultar mais informações através do website da InvestBraga [Investbraga.com/Gate] e da Associação Comercial de Braga, assim como remeter as suas dúvidas e pedidos de apoio através do email apoio@investbraga.com.

“O lançamento de novas medidas e instrumentos de apoio à atividade empresarial, bem como as constantes alterações introduzidas nos programas em vigor, justificam a necessidade e utilidade desta conjugação de esforços com a Câmara Municipal de Braga e a InvestBraga, proporcionado, assim, uma reforçada oferta de serviços de apoio técnico especializado às empresas e empreendedores”, refere o presidente da ACB, Domingos Macedo Barbosa.

Já o administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, destaca que “no primeiro programa de apoio, registámos mais de 500 interações entre empresas e parceiros, sendo agora espectável o número crescer, uma vez que falamos de resposta a dúvidas associadas, essencialmente, aos processos de candidaturas para o acesso às linhas de apoio à economia. Ainda que este seja o foco, manteremos também aberta a possibilidade de prestar esclarecimentos sobre mecanismos para a retoma da atividade das empresas”.

Numa retrospetiva sobre o Help Desk, promovido pela ACB na primeira vaga da pandemia, Rui Marques, diretor geral desta associação, revela que “desde o início desta crise, foram mais de 800 as empresas que procuraram e receberam apoio da ACB. Acredito, no entanto, que com esta conjugação de esforços, que aumenta a acessibilidade e capacidade de resposta dos serviços, e alarga a tipologia dos serviços disponibilizados, o número de empresas que irão procurar e beneficiar desta resposta conjunta será superior”.

De notar que a convergência dos dois programas de apoio ao tecido empresarial de Braga resulta da vontade de apoiar mais empresários e empreendedores, prestando um serviço de maior qualidade às empresas.