Exposição de Fotografia – A ESSÊNCIA DO COMÉRCIO

A Associação Comercial de Braga promove a 2ª edição da exposição de fotografia “A Essência do Comércio”, pela objetiva do fotógrafo Carlos Teixeira, que estará patente no Largo São João do Souto até 30 de setembro. Uma mostra de mais de 50 rostos do comércio de Braga, que nos leva numa viagem pelos estabelecimentos da Rua de S. Marcos, Largo Sta. Cruz e Rua D. Afonso Henriques.

A exposição evidencia as principais virtudes do comércio de Braga – a familiaridade e afabilidade dos rostos de quem está sempre pronto a servir os clientes.

A iniciativa faz parte da campanha de apoio ao comércio local ‘Compro em Braga’, e ficará patente no Largo São João do Souto, pode ainda ser visualizada aqui e na página de facebook da ACB.

Nota biográfica do fotógrafo:

Carlos Teixeira nasceu em 1971, em Luanda, mas regressou a Braga, cidade natal dos seus pais, com apenas quatro anos de idade pelo que é aqui que sente as suas origens. Vive no centro da cidade e desenvolve o seu projeto artístico, dividido entre as artes plásticas e a fotografia, no Atelier Jardim de Santa Bárbara. Assume-se predominantemente como um artista figurativo, tanto na pintura como na fotografia, e gosta de distribuir o seu trabalho por ciclos. Já trabalhou diversos temas, nomeadamente os sem-abrigo, a liberdade, a solidão urbana, a ruralidade com foco na simplicidade das suas gentes, a relação fraternal com a terra, que tudo lhes dá, e os animais, tendo como pano de fundo a cor negra e sobre os protagonistas blocos de cor pura.

Marcado pela religiosidade muito presente na cidade, tem trabalhado também o tema religioso, recolhendo e refletindo sobre as suas marcas na paisagem e na sociedade. Além da atenção dedicada às pessoas, faz da rua o seu palco preferencial e tem sido com os seus “instantâneos urbanos” que tem recebido vários prémios e reconhecimentos, nacionais e internacionais.